• Carregando...

A segunda fase do vestibular da UFPR se aproxima e, no próximo domingo (9), cerca de 14,7 mil candidatos farão a prova de Produção e Compreensão de Textos. As cinco questões de redação serão o último desafio dos alunos que disputam vagas em cursos que não têm provas específicas – estas serão aplicadas na segunda-feira seguinte a concorrentes de 34 graduações.

A instituição cobra o domínio de interpretação e escrita dos alunos a partir de enunciados que abordam diferentes gêneros textuais. Confira quais são os cinco modelos que mais aparecem e esteja atento às dicas para se dar bem na prova:

TEXTO OPINATIVO: O texto opinativo é apontado pelos professores como o modelo que aparece todos os anos. O que pode mudar é o formato do texto de apoio para que, com base nele, o estudante escreva a sua opinião. Pode ser pedido um texto inteiro ou a complementação de uma ideia inicial. No primeiro caso, o importante é que o aluno expresse uma opinião. Ela tem de ficar clara no texto, não importa se é ou não a mesma do conteúdo do texto de apoio. No segundo caso, é preciso manter o mesmo estilo do texto, ver se o autor usou frases curtas ou longas, se foi formal, se o texto é mais sério ou criativo e seguir o mesmo molde.

TRANSPOSIÇÃO DE DISCURSO: A partir de um diálogo ou de uma entrevista pingue-pongue, o  estudante precisa transformar o texto em um discurso indireto, ou seja, contar o que foi dito. Esse modelo requer alguns cuidados com as mudanças nos verbos, pronomes e advérbios que devem ser modificados para se adequar à terceira pessoa. Nesse caso, assim como no resumo, o principal erro que pode ser cometido é acrescentar informações que não estão no texto-base.

TIRINHA E CHARGE: Esse é o modelo mais temido pelos vestibulandos. A preocupação está em acertar a "sacada" do autor. Os professores avisam que a tira e a charge sempre vão brincar com a ironia, a ambiguidade e o paradoxo. É aí que está o segredo: olhar a imagem buscando uma leitura subliminar. Para isso, é necessário uma bagagem de informação de atualidades, pois muitas charges trazem conteúdo do cenário político, cultural e econômico atual. Outro detalhe que não pode ser esquecido é citar o autor e a fonte.

RESUMO: Com base em um texto grande, geralmente opinativo, o estudante tem de produzir um resumo de no máximo 12 linhas contendo as ideias principais. O segredo para ir bem nesse modelo é não copiar as frases do texto, mas usar as próprias palavras para contar o pensamento do autor. Além disso, é muito importante fazer referência a ele e à fonte e data em que foi publicado o texto de apoio. O ideal é não usar termos e frases entre aspas, a menos que tenha algum dado significativo.

CARTA: Exige do aluno habilidade em escrever uma carta para alguém ou para um veículo de comunicação. É uma espécie de carta do leitor. Nela é necessário colocar sempre o vocativo. Nesse caso não é preciso se preocupar com o pronome de tratamento adequado. Apenas um "senhor" ou "senhora", no caso de cartas formais, resolve. Já a assinatura, comum em cartas, é dispensada pela UFPR – e essa informação vai aparecer no enunciado – para não identificar o aluno. Nesse modelo, o candidato tem de se preocupar em fazer um texto que interaja com o destinatário da carta. A dica para treinar é ler as cartas na seção específica de veículos impressos.

Fontes: Sergio Degrande Júnior, professor de Redação do Curso Dom Bosco; e João Filipe Magnani, professor de Redação do Curso Acesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]