• Carregando...
“Tentamos trazer a população para junto da ciência”, disse Natália. | Reprodução.
“Tentamos trazer a população para junto da ciência”, disse Natália.| Foto: Reprodução.

MARCELO MONTANINI

Com um videoclipe inspirado no seriado americano "CSI", a bióloga e dançarina pernambucana Natália Oliveira, 28, venceu a competição mundial "Dance Your PhD", promovida pela revista Science, na categoria voto popular em Química.

Com o grupo Vogue 4 Recife, ela transformou a tese de doutorado "Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses" no videoclipe "Pop, Dip and Spin: The Legendary Biosensor For Forensic Sciences".


A produção foi gravada em pontos turísticos do Recife. Natália que é doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), recebeu 78% dos votos. O roteiro mostra como investigar um crime utilizando tecnologias portáteis como os biossensores. A ideia é detectar amostras de DNA, como cabelo, saliva ou sangue, em cenas de crimes, mesmo em superfícies já limpas com álcool ou água sanitária.

Ciência acessível

O concurso "Dance your PhD" existe há dez anos e foi criado pela Science e a Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) para desafiar pesquisadores a explicarem seus doutorados por meio da dança.

A bióloga pernambucana ficou entre as 12 finalistas que disputam as quatro categorias. Nancy Scherich, da Universidade da Califórnia, foi a grande vencedora do concurso com trabalho sobre topologia, área da matemática que estuda propriedades da geometria. 

Em entrevista à Gazeta do Povo antes do anuncio dos vencedores, Natália afirmou que a iniciativa ajudava a popularizar a ciência.  “Tentamos trazer a população para junto da ciência, para que ela possa contribuir também para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, disse.

“Quando usamos a arte e elementos da cultura pop em conjunto com a ciência, acabamos com a ideia de que ciência é algo inacessível, difícil de compreender”, completou.

💃💃 A Natalia se inspirou na série CSI para apresentar a tese! #GazetadoPovo via #Educação - Ideias

Publicado por Gazeta do Povo em Terça-feira, 31 de outubro de 2017
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]