• Carregando...
Administração da universidade ainda não comunicou se tomará medidas disciplinares. | Reprodução.
Administração da universidade ainda não comunicou se tomará medidas disciplinares.| Foto: Reprodução.

Estudantes chorando. Um jogo de futebol cancelado. O rótulo de “racista” vindo de uma autoridade. Tudo isso porque uma estudante resolveu se fantasiar de um personagem humorístico, que por acaso é negro, em uma festa de Halloween.

O caso aconteceu no Wheaton College, uma faculdade cristã do estado de Illinois. Em uma festa no alojamento estudantil, uma jovem se vestiu como o personagem interpretado pelo ator Terry Crews no filme “As Branquelas”. Com o rosto escurecido por maquiagem, um cavanhaque falso e uma igualmente falsa careca, ela provavelmente não sabia o tamanho da reação que iria causar.

De acordo com o jornal The Sun Chronicle, funcionários da instituição confirmaram que estão investigando o caso após denúncia feita pela Associação de Estudantes Negros da própria universidade.

A estudante negra Kiana Taylor, uma das que protestaram, disse ao jornal que estudantes estavam literalmente “chorando” por causa da fantasia usada pela colega.

“Ela não deveria ser autorizada a andar no campus agora. Por que ela está com a cabeça erguida enquanto nós estamos andando por aí como se tívessemos feito algo errado?”, indagou.

O porta-voz de Wheaton, Michael Graca, afirmou que a instituição considera a situação “perturbadora” e “racista”. Segundo ele, o processo de avaliação de conduta costuma demorar duas semanas até a decisão final.

O caso foi levado tão a sério que a estudante, que faz parte do time de futebol da escola, foi suspensa da equipe. Segundo a afiliada local da emissora CBS, o time de Wheaton também decidiu não comparecer a uma partida contra o MIT, que estava agendada para o último fim de semana.

A ironia é que, no filme “As Branquelas”, a dupla de protagonistas (dois policiais negros) se disfarça de garotas brancas para investigar um crime. 

A mostra pode até virar caso de CPI no Senado. #GazetadoPovo via #Educação

Publicado por Gazeta do Povo em Sábado, 28 de outubro de 2017
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]