• Carregando...
Vestibulandos deixam os locais de prova neste domingo (23), dia da realização da 1ª fase do vestibular da UFPR | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Vestibulandos deixam os locais de prova neste domingo (23), dia da realização da 1ª fase do vestibular da UFPR| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

De novo, as questões de exatas - Matemática, Química e Física - parecem ter sido as que mais assustaram os estudantes neste primeiro dia de provas do vestibular 2016-2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste domingo (23), os aspirantes a calouros da maior instituição de ensino superior do estado são submetidos a uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha.

O exame começou às 14 horas e continua até às 19 horas. Mas, por volta das 16h30 , já tinha gente voltando para casa. Foi o caso de João Victor Jimenez Vidal, que prestou vestibular para Engenharia Mecânica. Ele foi um dos primeiros candidatos a deixar o local de prova no Centro Politécnico.

Na avaliação dele, a prova desta primeira fase da UFPR estava mais fácil do que a do vestibular da PUC-PR, mas sentiu mais dificuldade para responder as questões de Física foi a mais “puxada”. Já a mais fácil foi a de inglês. “Acredito que dá para passar para a segunda fase”, avalia.

João Victor Jimenez Vidal está confianteHenry Milleo/Gazeta do Povo

Carolina Agibert, vestibulanda de Enfermagem, também inclui a prova de Física, junto com a de Química, entre as mais difíceis. “São as disciplinas nas quais tenho mais dificuldade”, justifica. Para ela, a prova de língua estrangeira também foi a mais fácil - ela optou pelo Espanhol.

”Faltou estudar mais. Estou terminando um curso técnico, então fiz o vestibular mais para ver como vou me sair. Se não passar neste ano, pretendo fazer cursinho ano que vem”, projeta.

Carlos Henrique Vaz Lopes, candidato de Engenharia Mecânica, responder às questões de Matemática foi árduo, mas também exigiu bastante, para ele, o conteúdo de Literatura.

Tempo extra

Os vestibulandos ganharam um tempo extra para chegar aos locais de prova da UFPR neste domingo. Por causa da dificuldade de tráfego no entorno da UniBrasil e da PUC- PR - dois locais que receberam vestibulandos - os portões dos locais de prova foram fechados às 13h40 e não às 13h30, como estava previsto.

Por isso, o início das provas teve clima de tranquilidade. Ao todo 54.942 candidatos estão inscritos para processo seletivo, que também ocorre no interior do estado.

Confirmando a tradição, o curso de Medicina (Curitiba) é o mais concorrido com 56,54 candidatos disputando cada vaga – 8.594 estudantes se inscreveram para concorrer às 152 vagas da graduação.

A segunda colocação do ranking é de outro curso de Medicina, o do campus de Toledo, com uma concorrência de 55,56 candidatos por vaga (o curso oferece 60 vagas).

Entre as cinco graduações mais concorridas ainda estão Psicologia (26,95 candidatos por vaga), Direito Matutino (26,64 candidatos-vaga) e Medicina Veterinária em Curitiba (25,38 candidatos por vaga).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]