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Até mesmo mensagens enviadas por WhatsApp têm papel importante no sucesso acadêmico das crianças e jovens. | Henry MilleoGazeta
Até mesmo mensagens enviadas por WhatsApp têm papel importante no sucesso acadêmico das crianças e jovens.| Foto: Henry MilleoGazeta

Pais mais envolvidos no cotidiano escolar dos filhos contribuem para melhor desempenho acadêmico, maior frequência e notas mais altas. A participação, porém, não precisa ser do modo tradicional, como em reuniões ou encontros com professores: até mesmo mensagens enviadas por WhatsApp têm papel importante no sucesso acadêmico das crianças e jovens. 

“Envolver os pais nas dinâmicas da escola, dando a eles respostas sobre como o filho está progredindo na vida escolar é sem dúvida o melhor recurso que temos para garantir o sucesso da criança; é um trabalho integrado de escola e família”, diz Acedriana Vicente Sandi, diretora pedagógica da Editora Positivo. 

Mão dupla 

Estudo realizado na Universidade Stanford aponta que manter pais informados sobre as notas e frequências dos estudantes melhora desempenho e comportamento. O experimento foi feito com 19,3 mil estudantes de oitavo ano na cidade de São Paulo; os pais receberam mensagens de texto sobre notas e frequência, além de alertas sobre a importância de prestar atenção ao comportamento das crianças na escola. 

Manter os familiares informados pode ser uma ferramenta importante no combate à evasão escolar. Com famílias mais envolvidas e cientes da frequência dos estudantes, sinais de desmotivação podem ser percebidos antes de se transformar em abandono. 

“Hoje, no Brasil, temos um problema significativo de evasão escolar. E a escola não é abandonada de uma hora para outra. Os pais precisam se envolver para mostrar que a escola é importante”, diz Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio. 

Contato frequente 

Nos Estados Unidos, pesquisa realizada pela Universidade Columbia constatou que manter contato frequente entre professores e pais melhora o desempenho e a frequência dos estudantes. 

No estudo, professores enviaram mensagens semanais aos pais sobre o progresso dos alunos, assim como trabalhos não entregues, notas e faltas. Como resultado, a frequência geral da turma aumentou em 17% e as reprovações diminuíram 38%. Os professores também perceberam melhoria na retenção de conteúdo pelos estudantes, que terminaram provas mais rapidamente e tiveram notas mais altas.

De acordo com a pesquisa, isso ocorre porque o contato frequente faz com que os pais se sintam mais motivados a se envolverem na educação dos filhos. Com pais mais envolvidos, os estudantes têm incentivos para buscarem resultados melhores na escola. 

“Quando os pais conversam sobre a escola, convivem com uma rotina de estudo e mostram que se importam com isso, temos uma espécie de educação sobre o valor da escola. Naturalmente, as crianças – que aprendem por imitação – passam a perceber que isso é relevante na família”, explica Andrea. 

Tecnologia 

A participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos não precisa mais acontecer apenas por reuniões de pais e mestres. Hoje, a comunicação pode ser feita por meio das novas tecnologias. 

“Até poucos anos atrás, havia ou a reunião de pais ou aquele bilhetinho na agenda, que a professora escrevia. Mas mesmo assim, isso era uma comunicação ineficaz, porque o professor não pode escrever 40 bilhetes por dia para a turma, e acabava se comunicando com os pais só em casos de extrema necessidade. Hoje as escolas estão usando e-mail, portais e até grupos de WhatsApp”, aponta Andrea. 

As novas formas de comunicação entre professores e pais suprem uma nova demanda das famílias, que cada vez mais têm pais e mães que trabalham em tempo integral, sobrando pouco tempo para as reuniões escolares em horário comercial. 

“Dentro dessa dinâmica de envolvimento, percebemos que até agora a escola não estava dando conta de organizar uma interface que seja mais palatável com os pais nos horários que eles trabalham”, destaca Acedriana. “A escola começou então a perceber que a tecnologia poderia ser um excelente recurso de comunicação com a família”, completa. 

Além de acomodar a agenda dos responsáveis, a comunicação virtual permite que os professores possam manter uma comunicação mais frequente, deixando as famílias envolvidas em mais aspectos da vida escolar, diferentemente do que ocorre no modelo tradicional de reuniões bimestrais. 

“Está na mão dos pais acompanhar a vida escolar dos filhos”, diz Acedriana. Segundo ela, a qualidade das informações passadas para as famílias também melhora com o uso de novas tecnologias. “Esse recurso tem oferecido um contato mais efetivo com a família. Hoje podemos inclusive conversar por Skype, em um horário que seja um pouco mais adequado para os familiares, muitas vezes até mesmo o desobrigando a sair do seu espaço de trabalho”, conclui. 

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