• Carregando...
 | Felipe Rosa

/ Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Rosa / Gazeta do Povo

As inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes da segunda edição do Fies (Financiamento Estudantil) começam nesta segunda-feira (22). Contudo, o prazo final depende do grupo no qual o estudante se enquadra.

Acesse o site oficial do Fies

O MEC (Ministério da Educação) informou que ainda há contratos que estão sendo avaliados e, por isso, não se sabe quantas vagas serão reofertadas. Para segunda edição do Fies 2016, o MEC ofertou 75 mil vagas -cerca de 294 mil pessoas se inscreveram para essa seleção.

Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no sistema eletrônico SisFies. Após concluir a inscrição no SisFies, os estudantes devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior para a qual foi selecionado e, depois, formalizar o contrato de financiamento em alguma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

A novidade desta edição é a ampliação da renda mensal bruta per capita de 2,5 para 3 salários mínimos, ou seja, de R$ 2.200 para R$ 2.640, para ter acesso às bolsas do programa.

Além de cumprir o critério de renda, podem se inscrever os candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas que tiveram média acima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição do exame de 2010, e nota superior a zero na redação.

Calendário

O prazo de inscrição foi escalonado para atender diferentes perfis de estudantes interessados em garantir o financiamento federal.

*** Confira a seguir, os períodos de inscrição:

De 22 a 28 de agosto: para estudantes não graduados, pré-selecionados no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre deste ano, que ainda não tenham firmado o contrato de financiamento

De 26 a 28 de agosto: estudantes graduados, que tenham sido pré-selecionados no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre deste ano, e não tenham firmado o contrato de financiamento

De 29 de agosto a 5 de setembro: não graduados, inscritos em vaga remanescente, que ainda não estejam matriculados

De 2 a 5 de setembro: estudantes graduados, inscritos a uma vaga em curso no qual não estejam matriculados

De 29 de agosto a 2 de dezembro: estudantes não graduados, inscritos em vagas remanescentes, em curso no qual estejam matriculados

De 2 de setembro a 2 de dezembro: estudantes graduados, inscritos em vaga remanescente, de curso no qual estejam matriculados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]