• Carregando...
“Não podemos usar bermudas e não vamos ficar sentados de calças o dia inteiro”, disse um dos garotos | Reprodução
“Não podemos usar bermudas e não vamos ficar sentados de calças o dia inteiro”, disse um dos garotos| Foto: Reprodução

Em meio a uma intensa onda de calor, dezenas de garotos foram às aulas vestindo saias de uniformes escolares de meninas depois que a diretora da escola se recusou a abrir uma exceção à proibição do código de vestimenta: bermudas. Os adolescentes da Academia Isca, em Exeter, argumentaram que estava muito quente para usar calças, dado que as temperaturas estavam batendo 32 graus. 

Dezenas de garotos, que emprestaram saias dos uniformes escolares de amigas e irmãs, planejaram ir às aulas exibindo o novo visual em protesto à política de “sem bermudas” da escola, de acordo com o site Devonlive.com

“Não podemos usar bermudas e não vamos ficar sentados de calças o dia inteiro – está um pouco quente”, disse um dos garotos à BBC News. Não há relatos de que os garotos tenham sido punidos por vestirem saias, mas uma mãe conta que seu filho foi alertado a respeito. “Meu filho queria vestir bermudas, mas lhe falaram que ele seria colocado na sala de isolamento para o resto da semana”. 

“A diretora lhes disse: ‘bom, vocês podem usar saias se quiserem’, mas penso que ela estava sendo sarcástica. Contudo, crianças tendem a tomar as coisas literalmente, e então garotos apareceram de saias – e porque ela lhes disse que isso seria aceitável, não havia nada que pudesse fazer desde que fossem saias do uniforme da escola.” 

Um dos garotos foi repreendido, porque sua saia era muito curta. Segundo relatos, disseram a outro garoto que ele deveria trocar para calças porque suas pernas eram muito peludas. Então alguns adolescentes mais velhos trouxeram barbeadores para resolver esse problema

Uma mãe também afirmou que os garotos estão lutando contra a “injustiça”. “Crianças também não gostam de injustiça”, disse. “Os garotos veem as professoras mulheres de sandálias e saias refrescantes e blusinhas, enquanto vestem longas calças e sapatos e os garotos mais velhos têm de vestir paletós. Eles só acham que é injusto que não possam vestir bermudas no calor”, completou. 

Eles estão fazendo isso para se refrescarem – mas também para protestarem, já que sentem que não foram ouvidos. “O código de vestimenta da Academia Isca não permite bermudas, exceto durante aulas de educação física. Reconhecemos que os últimos dias têm sido excepcionalmente quentes e estamos fazendo o máximo para permitir que tanto estudantes quanto funcionários permaneçam tão confortáveis quanto possível”, afirmou diretora da Academia Isca, Aimee Mitchell, em um comunicado no site da escola

O comunicado observou ainda que os alunos podem tirar a gravata e abrir o botão do colarinho da camisa, mas que bermudas não são permitidas. “Não gostaria de fazer mudanças sem consultar os alunos e suas famílias”, disse Mitchell. “Contudo, com um clima mais quente se tornando o normal, ficaria feliz de considerar uma mudança para futuro e vou falar com famílias e funcionários a respeito disso nas próximas semanas.” 

Esses garotos britânicos, ao que parece, não foram os únicos a pensarem em uma ideia tão inusitada. Em Nantes, na França, alguns motoristas de ônibus homens exibiram roupas femininas semelhantes durante uma onda de calor, de acordo com o jornal The Local. A empresa de ônibus, Semitan, cedeu – dizendo que os homens poderiam usar bermudas enquanto o código de vestimenta estivesse sendo adaptado para adotar mudanças mais permanentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]