• Carregando...
De acordo com o MEC, o número de vagas abertas em medicina cresceu mais de 70% desde 2013: de 19 mil para 31 mil em 2017. | IVONALDO ALEXANDREIVONALDO ALEXANDRE
De acordo com o MEC, o número de vagas abertas em medicina cresceu mais de 70% desde 2013: de 19 mil para 31 mil em 2017.| Foto: IVONALDO ALEXANDREIVONALDO ALEXANDRE

O governo pretende decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país por 5 anos. As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

De acordo com a colunista, a decisão foi tomada no fim de 2017, mas teria sido postergada devido à pressões políticas. Na época, o ministro Mendonça Filho afirmou que a ideia era preservar a qualidade do ensino.

"Há um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda por um período determinado a abertura de novas faculdades, em nome da preservação da qualidade do ensino", disse Mendonça.

LEIA MAIS: Faculdades vendiam diplomas de medicina e outros cursos por até R$ 100 mil

Ainda segundo a colunista, a portaria será assinada na quinta-feira (5). “Houve uma expansão muito grande na abertura de cursos de medicina. É preciso puxar o freio de mão para um balanço e para que possamos garantir a qualidade do ensino na área”, ponderou o ministro à Bergamo. 

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o número de vagas abertas em medicina cresceu mais de 70% desde 2013: de 19 mil para 31 mil em 2017. 

LEIA TAMBÉM: MEC quer suspender criação de cursos de Medicina por 5 anos

A decisão do governo, se confirmada, pode gerar controvérsia: o Brasil vive um problema grave de falta de médicos – um dos motivos para a criação do programa Mais Médicos, mantido pelo governo Temer. Por outro lado, a nova regra do MEC não impediria a expansão dos cursos já existentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]