• Carregando...
 |
| Foto:

Confira exemplos comentados de como resolver questões com gráficos

Veja alguns exemplos de exercício comentados pelos professores Rodrigo Simão, do curso Domínio, e Roberto Berro, do curso Bom Jesus.

Não é difícil encontrar questões com gráficos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não são todos os candidatos que conseguem interpretá-los. Na edição do ano passado, esse tipo de recurso aparecia sobretudo nas questões de Matemática, mas também em perguntas que envolviam Física, Geografia, Sociologia e Língua Portuguesa.

Para solucioná-las, professores recomendam atenção ao enunciado das perguntas e à característica dos dados. Em alguns casos, trata-se apenas de usar a habilidade de leitura para entender o problema apresentado.

INFOGRÁFICO: Veja os modelos usados no Enem

VÍDEO: assista à dicas para não errar na resolução

Os gráficos podem aparecer no enunciado da questão ou nas alternativas. No primeiro caso, é preciso interpretar e resolver o problema com base nos dados apresentados. No segundo, o candidato precisa assinalar, entre as alternativas qual das representações gráficas corresponde à situação apontada.

O professor de Matemática do curso Domínio, Rodrigo Simão, explica que os tipos mais comuns são o gráfico de barra, o gráfico em linhas – que marca crescimento e decrescimento de variáveis – e o gráfico de "pizza".

Simão reforça a importância de o estudante se familiarizar com o formato desde os primeiros anos do ensino médio. A maior dificuldade dos estudantes, segundo ele, é com os histogramas. "Neste gráfico os alunos sentem dificuldade porque para calcular a média dos dados expostos eles têm que calcular o ponto médio de cada classe", conta.

Nas provas, o gráfico pode exigir diferentes competências do estudante, comenta o professor de Física Roberto Tadeu Berro, do curso Bom Jesus. "As questões conseguem cobrar diversos conteúdos, tanto a parte de interpretação do problema, de leitura do gráfico e a relação matemática entre os dados", diz. Na Física, são comuns as imagens que relacionam velocidade e tempo, ou força e tempo, por exemplo. "É preciso ler com atenção e tirar informações do enunciado", explica.

O professor de Sociologia Sandro Fernandes, do curso Dom Bosco, lembra que o estudante precisa ter atenção principalmente aos modelos com duas variáveis. "Quando uma variável muda, a outra também", explica. Como exemplo, ele cita um gráfico que relacione aumento da renda e gastos com a saúde.

As tabelas, mesmo com formato diferente do gráfico, podem confundir o estudante. A diferença, nesse caso, é que os números estão expostos de forma direta. O professor Fernandes explica que é preciso verificar se os números correspondem a porcentagens ou não, o que pode levar a um erro na hora de marcar a alternativa. Nas provas que não são de Ciências Exatas, os modelos mais comuns são gráfico de linhas e barras. "Na Sociologia, o gráfico de pizza está defasado. Há consenso entre os estatísticos de que ele não representa muita coisa, é muito fechado", diz.

****VIDEO****

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]