Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
artigo

Homeschooling: para educar seu filho alimente sua imaginação com aquilo que vale a pena

Desenvolver situações diárias que levem os filhos a compreenderem seu papel é o principal desafio dos pais que praticam homeschooling

 |

Todo pai e mãe que se preze deseja que os filhos alcancem seus sonhos. Isso não é diferente em uma família homeschooler; a diferença está no tempo e na maneira como ela pode fazer isso.

Estava olhando minhas filhas estudarem e pensei o quanto quero que sejam felizes. E então lembrei que a felicidade é alcançada quando os propósitos da vida são conquistados (o meio do caminho também pode ser bem gratificante).

LEIA TAMBÉM: Perguntas e respostas sobre homeschooling

A vivência homeschooler, somada ao que aprendi com outras famílias, me fez refletir que podemos melhorar esses objetivos. Torná-los mais nobres, dignos daquilo que o ser humano é capaz: podemos querer que nossos filhos sejam pessoas de caráter firme, índole boa, capazes do bem.

E agora vem a pergunta que todo homeschooler faz cada vez que se depara com um desafio: "como farei isso?". Como desenvolverei situações diárias que levem minhas filhas a compreenderem seu papel, a encontrarem propósitos e a serem essencialmente boas. Uma das respostas é: educar a vontade. 

Pais são os principais responsáveis pela formação dos filhos. Se escolheram educar em casa, porém, possuem mais alternativas para essa empreitada. Estarão mais presentes e terão o tempo de convivência pensado para os filhos.

Olhar

Homeschoolers responsáveis olham para os filhos e não pensam apenas em sua formação acadêmica. Uma pessoa pode ser muito inteligente, mas se não tiver vontade de fazer aquilo que é nobre usará sua inteligência de maneira mesquinha.

A educação da vontade é a arte de trazer o querer interno para fora, de modo que as ações estejam direcionadas àquilo que é intrinsecamente bom: mesmo que custe, a pessoa quer agir de maneira boa. 

VEJA TAMBÉM: Aprendizado no mundo real explica eficácia do homeschooling

Nas conversas do grupo de apoio com outras mães homeschoolers, aprendi que para educar a vontade é necessário ter em mente que ela é influenciada pela imaginação, pelo temperamento e pela afetividade. 

Se você quer educar a vontade de seu filho alimente sua imaginação com aquilo que valha a pena. Converse com ele para saber o que se passa na sua mente.

Talvez ele passe a ter mais vontade de terminar bem uma tarefa se sua imaginação não a pintar como um bicho de sete cabeças. Nutra sua imaginação com as coisas extraordinárias que ele pode ser capaz. Conheça o temperamento de seu filho.

Oferecendo situações que abarquem o temperamento dele, você dará a possibilidade de experimentar uma conquista e, aos poucos, ele poderá aventurar-se em situações mais desconfortáveis. 

Ajude-o a compreender o que sente. Neste quesito, a convivência é de grande valia. Ajude-o a identificar o que o afeta, o que muda seu humor. Nomeie os sentimentos quando ele for muito pequeno e, conforme for crescendo, desenvolva essa conversa:

“Por que ele acha que está tão chateado? O que acontecerá se deixar que isso cresça? Proponha pequenos desafios para vencer as contrariedades vindas com as oscilações dos sentimentos. Quem comanda a vida de seu filho: ele ou o mau humor? Mostre, com muito carinho, o que ele perde quando não é senhor de si.

Se você é pai ou mãe homeschooler, esbalde-se com as oportunidades que são apresentadas diariamente para educar a vontade dentro dos períodos sensitivos.

Um exemplo: é mais fácil educar uma criança a querer guardar as coisas quando pequenas do que na adolescência. Mesmo que a criança não desenvolva a ordem de forma completa, absorverá, de maneira não consciente, os porquês, as maneiras, as boas vantagens dessa forma de ser.

LEIA MAIS: Minhas filhas não vão à escola - mas isso não significa que elas não socializem

Então quando chegar à adolescência terá mais facilidade em querer vivê-la. Se você não é homeschooler, procure pensar nos momentos que está com seu filho e antecipe-se, aja com intencionalidade amorosa e educativa.

Educar a vontade também depende que as informações dadas sejam claras, que a criança esteja bem para recebê-las e não em um momento de fome, cansaço ou frustração.

Você, pai ou mãe, homeschooler ou não, educará a vontade de seu filho pelo exemplo, mesmo que seja o exemplo de luta em algo que você não é tão bom. E o resultado será ainda melhor se cultivarem um laço firme de carinho e admiração um pelo outro. 

Dedique tempo para conhecer seu filho e assim ajudar a trazer ao mundo uma pessoa completa, de caráter firme e que não sentirá falta de vontade em transformá-lo, mesmo que isso custe e que ninguém mais valorize.

*Cibele Scandelari é formada em Comunicação Social e Pedagogia. Já foi professora e coordenadora pedagógica em uma escola de ensino fundamental. Hoje se dedica em tempo integral ao ensino de suas quatro filhas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.