• Carregando...
Interface do aplicativo Science Journal na seção de aferição de som. | Gazeta do Povo
Interface do aplicativo Science Journal na seção de aferição de som.| Foto: Gazeta do Povo

Você sabia que todo smartphone possui inúmeros sensores capazes de medir, por exemplo, luz, som e movimento? Pensando em aproveitar esses recursos, o Google lançou, em maio deste ano, o aplicativo Science Journal, que funciona como um diário de experimentos científicos.

Divulgado como um produto apropriado para crianças, a ferramenta traz a possibilidade de o usuário medir as condições do ambiente e suas alterações, organizando os resultados em projetos específicos onde os dados obtidos podem ser comparados.

Confira as variáveis disponíveis para experimentos no Science Journal

Com a ajuda de gráficos gerados pelo app, além da possibilidade de inserir notas e gravações em tempo real sobre as aferições, o ‘cientista’ consegue fazer experimentos que vão de medir a intensidade da luz do luar a descobrir a aceleração verificada em um pulo, por exemplo.

Interface do aplicativo Science Journal na seção de aferição de luz.Reprodução/Science Journal

No site do aplicativo é possível encontrar exemplos de atividades para serem desenvolvidas para crianças a partir de 10 anos, entre elas a montagem de um catavento. Para baixar o Science Journal, basta acessar a Google Play Store. A plataforma está disponível apenas para o sistema Android, e não há previsões de versões para IOS e Windows Phone.

Luz ambiente

No caso da medição da luz no ambiente, o sensor entrega os resultados em lux, uma medida que depende da quantidade de luz recebida e da área em que ela se expande. No próprio aplicativo existem explicações de como a aferição acontece e exemplos para comparação.

“A lua cheia emite cerca de 1 lux de luz; uma lâmpada comum em uma sala emite cerca de 50 luxes; as lâmpadas em uma sala de aula, o pôr e o nascer do sol emitem cerca de 400 luxe; a luz do dia (indireta) emite mas de 10.000 luxes e a luz solar direta mais de 30.000”.

Intensidade do som

Já em relação ao som, aparecem informações com exemplos dos níveis de intensidade de ruídos distintos, como o barulho de folhas ao vento, sussurros e o de um avião decolando. O som é medido em decibéis (dB).

Acelerômetro

Outra função, o acelerômetro, está disponível para medir em três eixos (para frente e para trás, para cima e para baixo e para os lados). Nas explicações da funcionalidade, encontram-se esclarecimentos simples sobre a primeira lei de Newton e as implicações dos diferentes movimentos, além dos significados dos números que aparecem na tela.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]