• Carregando...
Por ora, Lula deve receber o título de doutor honoris causa por mais duas universidade nordestinas | EVARISTO SAAFP
Por ora, Lula deve receber o título de doutor honoris causa por mais duas universidade nordestinas| Foto: EVARISTO SAAFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não gostou da decisão judicial que suspendeu a entrega do título de doutor honoris causa a ele pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). 

Em entrevista à rádio Metrópole, na capital baiana, o petista atacou o vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), que acionou a Justiça para impedir a homenagem.

"Fico com pena do vereador”, disse o petista, que prosseguiu: “Ele deveria me dar um título, porque ele sabe que ele faz parte de uma elite política deste estado que sempre apostou no atraso". O petista foi mais longe: "Ele poderia ir hoje lá beixar meu pé. Falar 'Obrigado, Lula'".

Apesar da decisão judicial cancelando o evento marcado para esta sexta, Lula manteve a visita a Cruz das Almas (BA), onde funciona a universidade. Em um carro de som, ao lado de políticos locais e do reitor da instituição, ele participou de um ato diante de militantes do PT.

Nota 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) pediu que a AGU (Advocacia Geral da União) toma as “medidas cabíbeis” para garantir a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

“Essa decisão judicial fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária”, alegou, em nota, a instituição. A UFRB diz que a situação “gera perigoso precedente, de consequências danosas, para todas as universidades públicas brasileiras.” 

Ainda segundo a universidade, a honraria ao ex-presidente é um antigo desejo da UFRB, “pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior.” 

De acordo com o juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Civil da Bahia, que suspendeu a solenidade, o ato teria um “desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa”, já que o título foi aprovado “às vésperas de o laureado empreender caravana pelo Nordeste.”

Histórico 

 No tour que fará pelo Nordeste, Lula deve receber o diploma de doutor honoris causa por mais duas universidades nordestinas: no próximo dia 23 de agosto, a Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) concede o título ao ex-presidente, enquanto em 4 de setembro, o mesmo acontecerá na UFPI (Universidade Federal do Piauí). 

Ao todo, vinte e sete universidades já concederam de títulos de doutor honoris causa a Lula. Como se trata de um réu um condenado da Justiça – por corrução passiva e lavagem de dinheiro – e réu em outros cinco processos, a concessão de homenagens do tipo tem gerado reações negativas. 

Na Universidade Federal da Paraíba, o professor emérito de Direito Alexandre Belo publicou uma dura resposta e atacou a concessão da honraria a “um perigoso meliante, que iniciou o processo de destruição gerencial do país e que, ao lado de outros canalhas da mesma estirpe, apoiou o movimento bolivariano, que levou parte da América Latina à ruína, ao descalabro e ao autoritarismo” 

Já a homenagem a Lula também gerou controvérsia na Universidade Estadual de Alagoas. “Recebemos uma ligação no telefone fixo da instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmando que eu seria um homem morto, no primeiro dia após a concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula”, escreveu o reitor da Instituição, Jairo José Campos da Costa, em uma rede social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]