• Carregando...
Campus da Universidade Positivo, em Curitiba | Divulgação/UP
Campus da Universidade Positivo, em Curitiba| Foto: Divulgação/UP

Há três semanas, a Gazeta do Povo publicou uma reportagem com os 10 campi universitários mais bonitos do país. Como toda lista do tipo, a publicação teve de deixar de fora muitos excelentes candidatos.

Apesar do predomínio do concreto pesado e do desleixo pelo paisagismo na maior parte das universidades brasileiras, alguns bons exemplos se sobressaem. E, se a beleza do campus não guarda relação com a qualidade do ensino, também é preciso reconhecer que estudar em um ambiente visualmente agradável é bem melhor.

Eis, portanto, uma lista de mais 10 universidades brasileiras (ou parte delas) que merecem ser lembradas por sua beleza.

UFPR

O prédio histórico na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, não é apenas o cartão principal da Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do país: o edifício elegante, inaugurado em 1915 e ampliado nas décadas seguintes, também ostenta o título de símbolo oficial da capital paranaense. A escolha foi feita em votação popular, em consulta feita pela prefeitura da cidade no ano de 1999.

Jonathan CamposGazeta do Povo

Mackenzie 

Inaugurado em 1896 para inaugurar a primeira escola particular de Engenharia do Brasil, o prédio histórico do Mackenzie, em Higienópolis, na capital paulista, tem traços bem diferentes das demais universidades brasileiras. Construído com tijolos avermelhados e cercado por árvores, o edifício hoje abriga o Centro Histórico e Cultural da universidade, que cresceu ao redor do prédio antigo.

Divulgação / Mackenzie

UFPA 

A maior universidade pública da Amazônia está localizada às margens do rio Guamá, em Belém. Inaugurada em 1959, a Universidade Federal do Pará  tem também um amplo bosque formado por espécies nativas da Amazônia.

Alexandre Morais / UFPA

UNESP Jaboticabal 

O campus da Universidade Estadual Paulista na cidade de Jaboticabal existe há 53 anos. Dos 829 hectares de área, mais de 100 são ocupados por parques e 34 são de mata nativa. A insitituição abriga os cursos de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária. Por isso, grande parte do campus é dedicada à produção agrícola. O prédio na imagem é o da reitoria.

Divulgação / UNESP

USP Ribeirão 

O curso de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, funciona na sede de uma antiga fazenda, criada em 1874. O prédio principal, entretanto, só seria construído em 1942, e a Faculdade de Medicina passaria a ocupar o local 10 anos depois.

Divulgação / USP

PUC SP 

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo surgiu em 1946, com a junção de faculdades católicas, mas o campus principal, no bairro paulistano de Perdizes, é mais antigo. O edifício Cardeal Motta, prédio principal do campus, foi consturído no século 19 e já foi um convento carmelita.

Divulgação / PUC SP

Universidade Positivo

Criada em 1988, a instituição tem seu campus principal no bairro Ecoville, em Curitiba. O lago artificial é o aspecto mais marcante da espaço, que também conta com jardins e é bastante arborizado.

Divulgação/UP

UFF Nova Friburgo

O campus da Universidade Federal Fluminense em Nova Friburgo é pequeno mas tem valor histórico: o prédio serviu como residência do Barão de Duas Barras. Depois, tornou-se o Paço Municipal. A partir de 1970, passou a sediar uma faculdade particular que, por fim, foi incorporada pela UFF em 2007. Lá funcionam os cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia.

Divulgação/UFF

UFRGS (Engenharia)

Conhecido como Prédio Centenário, o edifício de 2.700 metros quadrados foi inaugurado em 1900 e ganhou as dimensões atuais em 1950. A última restauração foi concluída em 2015. O prédio faz parte de um conjunto arquitetônico histórico que pertence à UFRGS e está localizado no centro de Porto Alegre.

Divulgação/UFRGS

Unifeso

O Centro Universitário Serra dos Órgãos pode não ser muito conhecido, mas merece ser mencionado pela localização cência de seu campus da Quinta do Paraíso. Sediado em Terezópolis, na região serrana do Rio, o núcleo que aparecem na imagem abriga o curso de Veterinária. O espaço, cercado por morros e vegetação nativa, lembra em tudo uma fazenda.

Divulgação/Unifeso
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]