• Carregando...
Universidade Federal do Paraná: recursos contingenciados | Antônio MoreGazeta do Povo
Universidade Federal do Paraná: recursos contingenciados| Foto: Antônio MoreGazeta do Povo

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira a liberação de R$ 1 bilhão adicionais para as instituições de ensino superior. O valor já estava previsto no Orçamento da União, mas havia sido congelado por decisão do governo.

Agora, 80% do valor previsto para custeio e investimentos estão liberados para as universidades e institutos federais. Até agora, 25% estavam congelados - ou seja, apenas 75% podiam ser usados.

“Estamos cumprindo rigorosamente com o compromisso assumido com as universidades e institutos federais, que têm tido por parte do MEC toda a atenção no sentido de garantir custeio, investimento e retomar obras paralisadas”, disse o ministro da pasta, Mendonça Filho. 

O MEC pretende liberar 100% do valor previsto no Orçamento até dezembro. Mas, por ora, não há garantias de que isso ocorrerá.

Nos últimos meses, universidades relataram dificuldades para manter as contas em dia e manter serviços como limpeza e segurança.  Essas despesas foram prejudicadas pela redução nas verbas de custeio.

Os salários de professores e servidores não são afetados porque o pagamento é feito diretamente na folha do Executivo federal, que foi poupada dos cortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]