• Carregando...
Departamento Educação Física ocupado | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Departamento Educação Física ocupado| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

As ocupações iniciadas na segunda-feira (24) tomaram novo corpo nesta quarta-feira (26) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a adesão dos alunos dos cursos de Educação Física, Turismo e Filosofia, segundo o movimento Ocupa UFPR. Depois da paralisação no prédio Dom Pedro I, os alunos decidiram ocupar o departamento de Educação Física, no Jardim Botânico. No Litoral, os estudantes deliberaram em assembleia por uma greve por tempo indeterminado, mas sem ocupação.

Os estudantes de Educação Física também fizeram uma manifestação de rua nesta quarta, nas proximidades do Centro Politécnico, com faixas e cartazes contra a PEC 241, que delimita um teto para os gastos públicos. A proposta foi aprovada em segundo turno na noite desta terça (25) no plenário da Câmara dos Deputados.

ERRAMOS

Ao contrário do que publicamos anteriormente, o Departamento de Educação Física fica no campus Jardim Botânico, que é vizinho ao Centro Politécnico. A informação sobre a localização do prédio havia sido passada pela assessoria da UFPR.

Eles também contestam a medida provisória que propõe reformular o currículo do ensino médio, além da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR que estabelece novas regras para o cancelamento e a suspensão do registro acadêmico.

Segundo o movimento Ocupa UFPR, “a MP 746, que determina reformas para o ensino médio, imposta sem diálogo com a comunidade estudantil, afeta negativamente os 19 cursos de licenciatura da UFPR. São alterações na carga horária, disciplinas obrigatórias, ensino técnico, línguas estrangeiras, vestibulares e formação e contratação dos professores”.

Já a resolução 96/15-CEPE determina que terão seu registro acadêmico cancelado, caracterizado como abandono de curso, alunos com desempenho acadêmico insuficiente e reprovação por frequência, tanto nos cursos de Graduação, quanto na Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Os alunos alegam que essa medida “pode vir a cancelar a matrícula dos estudantes em situação de fragilidade socioeconômica”.

Até o momento, a assessoria de imprensa da UFPR não se manifestou sobre a ocupação do departamento de Educação Física, mas informou que o setor administrativo da universidade não está sendo afetado. As ocupações estão acontecendo apenas nas salas de aula.

Ocupação no Dom Pedro I

As ocupações começaram no prédio Dom Pedro I na segunda-feira (24) à noite, motivadas pelos alunos do curso de Pedagogia, que realizaram assembleias e deliberaram pela intervenção. Alguns outros cursos também já aderiram ao movimento.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) realiza nesta quarta uma assembleia com todos os alunos para debater tanto a MP 746 como a PEC 241. Dependendo da decisão dos alunos, pode crescer ainda mais a mobilização dos estudantes da universidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]