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Curso de Gestão de Bares e Restaurantes é uma das novidades da pós-graduação da Opet | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Curso de Gestão de Bares e Restaurantes é uma das novidades da pós-graduação da Opet| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Imagine uma pós-graduação na qual, no lugar do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aluno tenha que desenvolver um projeto prático direcionado ao mercado de trabalho. Uma especialização na qual os professores, mais do que acadêmicos, são profissionais experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação. Essa é a proposta dos novos modelos de cursos lato sensu que estão sendo ofertados pelo mercado.

A proposta é priorizar a experiência prática dos alunos. Emílio Lourenço Morschel, sócio da Nossa Gestão de Pessoas e Serviços, analisa que os cursos tradicionais ainda costumam focar muito na teoria. “Foi-se o tempo em que o diploma ou o certificado valia alguma coisa. Hoje, o que o empresário quer é resultado na prática, é saber o que [o profissional] vai entregar. É lógico que a teoria, o conceito de saber porque se está fazendo algo, faz diferença. Mas só isso não resolve”, acrescenta Morschel.

Em Curitiba, a Faculdade e Pós-Graduação Opet é uma das instituições que aposta no novo modelo. Após a realização de estudos, que contaram com a participação de empresários, docentes e formadores de opinião, o grupo desenvolveu um novo formato para sua pós-graduação, focado na experiência prática e batizado de OpetXP.

“Observando o cenário educacional de Curitiba e do Brasil percebemos que havia um desalinhamento entre o que a academia entrega e o mercado precisa. A pós-graduação não pode ser um resumo da graduação, com repetição de conteúdos. Ela precisa trazer para o aluno a experiência prática, a sobreposição à teoria”, conta Andréia Caldani, diretora geral de ensino superior do Grupo Educacional Opet.

Início das aulas

As aulas de alguns dos cursos ofertados pela OpetXP têm início nesta última semana de agosto. A aula inaugural da pós-graduação, que terá como convidada a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, está marcada para o dia 01/09, às 19h, no Campus Rebouças. Mais informações no site da instituição .

Curso

Para trazer a experiência prática para os alunos, a Opet reformulou todo o pacote da pós-graduação, o que incluiu a redução da oferta de cursos (de 23 para 14, sendo oito presenciais e seis na modalidade de Educação a Distância) e o direcionamento deles para áreas ainda não tão cobertas pelo mercado, como Gestão de Bares e Restaurantes e Inovação e Gestão do Futuro. Tal estratégia, segundo Andréia, foi adotada para que a instituição deixasse de ofertar o que ela chama de “mais do mesmo” e passasse a ter um diferencial competitivo no mercado.

O perfil do corpo docente da pós-graduação OpetXP também foi reestruturado. Segundo Andréia, o grupo optou exclusivamente por profissionais do mercado, ou seja, por docentes que, antes de acadêmicos, sejam referências e tenham vasta experiência em suas áreas de atuação.

“O módulo de empreendedorismo e plano de negócios do curso de Gestão de Bares e Restaurantes, por exemplo, será ministrado pelo Beto Madalosso. A Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, será uma das docentes da pós em Inovação e Gestão do Futuro”, ilustra a diretora.

Em sala, a proposta é a de que o tradicional padrão expositivo seja substituído por explanações mais curtas, inspiradas no modelo TED (conferências de 18 minutos, cujos vídeos são veiculados na internet), para que a aula foque na parte prática de cada disciplina.

“Brinco que na pós vale tudo, menos aulas expositivas. As aulas irão levar em consideração a experiência do professor, com abordagens dentro da teoria, mas sem que ele repita o conteúdo escrito ao qual o aluno tem acesso. A sala de aula é para trabalhar no projeto, não em aulas expositivas”, reforça Andréia.

Módulos

A grade dos cursos ofertados pela OpetXP é dividida em módulos, o que permite ao aluno ingressar a qualquer momento e organizar a pós de acordo com sua disponibilidade, como já ocorre em outras instituições da cidade. “Dentro de cada módulo é trabalhada uma das etapas que irão compor o projeto de conclusão da pós-graduação. A ideia é a de que o aluno faça o projeto sobre algo que está desenvolvendo, que pretende implantar. Ele traz essa proposta para a pós para fazer a análise, o empoderamento, a viabilidade econômica dela”, explica a diretora.

Os alunos também podem se matricular em módulos isolados, sem a necessidade de cursar toda a pós-graduação. Neste caso, o certificado emitido será referente a um curso de extensão.

“Este modelo deverá se transformar em uma tendência. O profissional que não pretende ser professor precisa agregar conhecimento prático, de vivência. Mesmo aqueles que já estão no ambiente empresarial, mas que pretendem ascender na carreira, vão precisar ter esse conhecimento prático”, projeta Morschel.

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