• Carregando...
ESALQ, em Piracicaba (SP): campus centenário | Gerhard Waller
ESALQ, em Piracicaba (SP): campus centenário| Foto: Gerhard Waller

A maior parte das universidades brasileiras nasceu ou se expandiu na segunda metade do século 20, quando a arquitetura modernista estava em alta e a demanda por uma expansão rápida não dava espaço para projetos mais complexos. O resultado: campi universitários repletos de prédios quadrados, com concreto pesado. Se merecem crédito no quesito inovação, essas construções raramente são lembradas pelo apelo estético.

Mas há muitos bons exemplos Brasil para quem procura universidades que agradem os olhos. A Gazeta do Povo preparou uma lista das 10 mais bonitas. Concorda? Discorda? Cartas para a redação.

Jair Quint / Agecom

10) UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): Localizado no agradável bairro de Trindade, o campus principal da instituição é bastante arborizado e, de carro, fica a menos de 10 minutos da praia.

Robervaldo Rocha/Governo do Amazonas

9) UFAM (Universidade Federal do Amazonas): O campus (na foto, ao centro) fica encravado em uma reserva gigantesca de floresta amazônica dentro de Manaus: são mais de 600 hectares de mata nativa, uma das maiores áreas urbanas do tipo no mundo.

Bahia Turismo

8) UFBA (Universidade Federal da Bahia) - Faculdade de Medicina: A Escola de Cirurgia da Bahia nasceu ainda em 1808 e tornou-se Faculdade de Medicina em 1832.  Foi a primeira instituição superior de Medicina do Brasil. O prédio histórico ocupa o lugar do antigo Colégio dos Jesuítas, construído em 1553.

UFRJ Imagens

7) UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): O campus da Praia Vermelha ocupa o prédio que um dia já foi o Hospício Pedro II, inaugurado em 1852. Em 1944, o edifício passou a pertencer à Universidade do Brasil, posteriormente incorporada pela UFRJ. É o único do país a ostentar o título de Palácio Universitário.

Nicholas Bittencourt

6) IME (Instituto Militar de Engenharia): É dificíl pensar numa localização melhor: à beira da Praia Vermelha, no Rio, e aos pés do Pão de Açúcar. É aqui que os alunos da prestigiosa escola se reúnem desde 1942.

Governo de São Paulo

5) Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Direito: Localizada ao lado do Pátio do Colégio, onde nasceu a cidade de São Paulo, a escola é mais antiga do que a própria USP: nasceu em 1827, ainda no Convento de São Francisco. O prédio atual, em estilo neocolonial, foi concluído em 1941.

Mateus S. Figueiredo

4) UFV (Universidade Federal de Viçosa): A  universidade mineira, sede de um dos melhores cursos de agronomia do país, tem um perfil bucólico. O prédio da foto é o edifício principal da UFV, fundada há 91 anos como uma escola rural.

Dantasdd/Wikipedia

3) UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) - Escola de Direito: Ao lado da USP, a UFPE tem o curso mais antigo de Direito do Brasil. Inicialmente, entretanto, a escola funcionava em Olinda. A transferência para o Recife ocorreu em 1854. O prédio bem preservado é testemunha da tradição do curso.

Ivano Gutz

2) Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (ESALQ): Sediada em Piracicaba (SP) e vinculada à USP, a escola fica dentro da área urbana, mas tem um bosque e um lago artificial. O prédio em estilo neocolonial foi inaugurado há 100 anos, com projeto do arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings.

Divulgação/UFRRJ

1) UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro): A instituição nasceu como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1910, e mudou-se para o local atual, em Seropédica, em 1948. A UFRRJ adotaria esse nome apenas em 1963. Os edifícios de linhas suaves, integrados à natureza e acompanhados por um projeto paisagístico harmônico, não têm palalelo em outras universidades brasileiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]