• Carregando...

Dominar os instrumentos de trabalho e ter familiaridade com eles é essencial para o exercício de qualquer profissão. Assim como o médico precisa de um estetoscópio, o arquiteto depende de uma prancheta e o advogado deve ter sempre uma Constituição por perto. Grande parte desses materiais é tão importante que o contato com eles se intensifica no decorrer da graduação. Dependendo do curso e da universidade, os equipamentos podem estar incluídos no valor da mensalidade ou deverão ser comprados pelo aluno. Nestas páginas estão os instrumentos que não podem ser deixados de lado em algumas das carreiras mais concorridas nos vestibulares. Confira o preço médio e boas compras!

>>> Clique nos materiais para ver seu preço e como sua cara vai ficar de acordo com o total da compra:

As características de cada curso

ENGENHARIAS

Quem ingressa em um curso de Engenharia vai se familiarizar com uma calculadora científica em pouco tempo. Ela é o principal material usado por quem escolhe a área. Segundo o diretor de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Álvaro Peixoto de Alencar Neto, se o estudante escolher a habilitação em Elétrica, Eletrônica ou Controle e Automação, vai precisar também de componentes eletrônicos para montar circuitos. "Todos os outros instrumentos de medição e demais equipamentos necessários para as aulas estão disponíveis nos laboratórios das universidades", diz. Outros laboratórios dos cursos de Engenharia, como o de Química ou o de Solda – na área de Mecânica –, exigirão que o aluno use jaleco branco para proteger a roupa.

ARQUITETURA

O material usado nesse curso é essencialmente para as aulas de Desenho Básico, nos primeiros períodos. É com papéis, régua, conjunto de esquadros, prancheta e outros materiais de papelaria que o estudante vai gastar. "Da metade para o final da graduação é só computador", diz o coordenador de Arquitetura da UTP, Antônio Kovaleski.

MEDICINA

Jaleco branco, kit para dissecação nas aulas de Anatomia (o mesmo usado em Odontologia), estetoscópio, oftalmoscópio e otoscópio são os materiais básicos usados por um estudante de Medicina. Na hora de comprá-los, o aluno pode investir nas marcas internacionais, que costumam ser de melhor qualidade e, portanto, mais caras, ou escolher as nacionais, se precisar economizar.

ODONTOLOGIA

É o curso que mais gasta com material. Nos primeiros períodos é necessário ter um kit básico para aulas de Anatomia, com jaleco branco, pinça dente de rato, bisturi, pinça anatômica, tesoura de ponta fina, máscara e luvas descartáveis (o mesmo é usado em outros cursos das áreas Biológica e de Saúde). A partir do 2º ano, de acordo com o coordenador do curso da PUCPR, Sérgio Vieira, o acadêmico começa a usar instrumentais como pinça, espelho bucal e resinas. "Aqui na PUCPR, grande parte do que usamos na clínica é fornecido pela instituição, mas não é assim em todos os lugares." Porém, independentemente de onde o aluno estudar, ele precisará comprar as peças de mão, o conhecido "motorzinho", que custa cerca de R$ 1,6 mil. O estudante ainda terá de desembolsar em torno de R$ 5 mil para comprar o material e os equipamentos usados entre o 4º e o 7º períodos, como pinças, espátulas, broca diamantada e manequim para dentística.

MEDICINA VETERINÁRIA

Além do kit básico para a aula de Anatomia (o mesmo usado em outros cursos de Saúde; ver Odontologia), o futuro médico veterinário vai usar durante o curso estetoscópio e termômetro, que pode ser do tamanho comum (digital ou não) ou com o cabo mais longo para usar em animais de grande porte. "Depois, dependendo da área que o aluno escolher, ele pode comprar instrumentos específicos para um tipo de animal, como a pinça para casco de tartaruga", conta a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Ana Laura Angeli.

DIREITO

O principal material do estudante de Direito são livros. Assim como em outros cursos que dependem deles, não precisam ser comprados necessariamente. Contudo, o futuro advogado não pode dispensar a Constituição Federal e os códigos Civil, Penal, do Consumidor etc. Geralmente, a opção é pelo "Vade Mecum", que reúne todos em um só volume.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]