• Carregando...
Pesquisador da UFPR: evolução | Jonathan CamposGazeta do Povo
Pesquisador da UFPR: evolução| Foto: Jonathan CamposGazeta do Povo

avaliação quadrienal do Capes, divulgada nesta quarta-feira, trouxe boas notícias para a UFPR (Universidade Federal do Paraná). Agora, a instituição passa a ter dois programas com nota máxima (7): o de Química e o de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. 

Apenas um terceiro programa paranaense obteve nota máxima: o do Ensino de Ciências e Educação Matemática UEL (Universidade Estadual de Londrina). 

Cursos com nota 7 são considerados de excelência internacional. Ao todo, 145 dos 4.175 programas avaliados em todo o país obtiveram nota máxima na classificação do órgão.

Ao todo, 44% dos cursos da UFPR evoluíram na comparação com quatro anos atrás (em todo o Brasil, foram 22%). Outros 50% mantiveram a nota anterior e 4% tiveram piora. 

Na avaliação do Capes, 56% dos programas de pós-graduação da federal paranaense obtiveram nota 5 ou mais. 

A UFPR teve 66 programas de pós-graduação avaliados (outros 16 não entraram na classificação por serem novos) 

Em declaração divulgada pela universidade, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, enfatizou que a internacionalização é uma prioridade: “Essa é uma condição fundamental para manter a excelência onde ela já existe e levar outros programas a alcançá-la. Por isso estamos investindo fortemente nessa área”, disse. 

Outras paranaenses 

A UEL, além do curso com nota 7, tem dois com nota 6, seis com nota 5, 19 com nota 4, 7 com nota 3 e um com nota 2 - o Mestrado em Odontologia, que agora pode ser descredenciado devido ao baixo desempenho. 

Na UEM (Universidade Estadual de Maringá), foram cinco cursos com nota 6, nove cursos com nota 5, 15 com nota 4 e 11 com nota 3. 

A PUCPR teve dois com nota 6, sete com nota 5, quatro com nota 4 e dois com nota 3. Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa não obteve nenhuma nota acima de 5: foram quatro cursos com essa classificação, além de sete com nota 4 e outros sete com nota 3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]