• Carregando...
 | Gilberto Abelha/ Arquivo Jornal de Londrina
| Foto: Gilberto Abelha/ Arquivo Jornal de Londrina

Termina nesta terça-feira (31) o prazo para os estudantes habilitados que não compareceram às provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016 pedirem a dispensa da avaliação e regularizarem sua situação.

Para isso, é necessário apresentar o pedido à coordenação do curso no qual o estudante está matriculado, juntamente com a justificativa para a ausência.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (31)

Dos 216.044 estudantes habilitados a fazer o Enade em 2016, 20.150 não compareceram ao exame, realizado no último dia 20 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma vez aceito o pedido, o coordenador do curso deverá registrar a situação no Sistema Enade, no portal do Inep. Os estudantes que tiverem suas solicitações indeferidas, por sua vez, devem solicitar a dispensa diretamente ao Inep entre os dias 8 e 22 de fevereiro. Neste caso, o pedido deve ser registrado no sistema diretamente pelo estudante - é necessário apresentar a cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação.

No ano passado, o Enade foi aplicado para concluintes das seguintes áreas de conhecimento: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de cursos superiores de tecnologia nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

Questionário

Todos os participantes do Enade 2016 também devem preencher o Questionário do Estudante para ficarem em situação regular. Aqueles que ainda não completaram o questionário, mesmo que tenham feito a prova ou obtido a dispensa do exame, devem preenchê-lo até 22 de fevereiro no portal do Inep ou no Sistema Enade.

Avaliação

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país. Caso tenham avaliações consideradas insuficientes, as instituições de ensino sofrem penalidades e podem inclusive ser fechadas. Os estudantes são obrigados a fazer o Enade para receber o diploma, mas não há desempenho mínimo obrigatório.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]