• Carregando...
Prova estava marcada para começar às 14h e terá duração de cinco horas. | Antônio More/Gazeta do Povo
Prova estava marcada para começar às 14h e terá duração de cinco horas.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza neste domingo (23) a primeira fase do Vestibular 2016-2017 da instituição. 54.942 candidatos estão inscritos no processo seletivo, que será realizado em Curitiba e no interior do estado. Os portões dos 27 locais de prova (sendo 21 deles na capital) abriram às 12h45 e foram fechados às 13h30. A prova estava marcada para começar às 14h e terá duração de cinco horas.

LEIA MAIS: UFPR divulga relação candidato-vaga para o vestibular 2016/2017

Só em Curitiba, 48,67 mil candidatos participarão desta primeira fase, composta pela prova Objetiva, com 80 questões de múltipla escolha. A entrada dos estudantes foi tranquila no prédio da Administração do Centro Politécnico, um dos maiores locais de provas.

Muitos candidatos estão acompanhados dos pais e familiares, como a vestibulanda Gabriella Ikoma. Em seu segundo vestibular, ela vai disputar uma vaga de Enfermagem (em 2015 prestou vestibular para o curso de Bombeiro). “Estou mais tranquila do que no ano passado. Reforcei os estudos em Matemática e Física, que foram as provas que considerei mais difíceis no último vestibular”, conta. Ela está acompanhada da avó, Rosana Ikoma, e da mae, Luciana Ikoma. “Sempre acompanhamos ela nas provas. Não iríamos conseguir ficar em casa”, diz Rosana.

Já o candidato Caio Maltoni veio sozinho de São Bento do Sul (SC) para prestar o vestibular. Ele, que vai fazer o vestibular como treineiro, dava a última olhada na apostila antes de entrar no local de prova. “Neste ano vou tentar Enfermagem para conhecer o tipo da prova. No ano que vem, quando concluo o ensino médio, vou tentar Medicina”, conta.

Como é ser o primeiro universitário da família?

Persistência e força de vontade são características comuns aos jovens que, ao contrário dos pais, chegam ao ensino superior

Leia a matéria completa

De acordo com a UFPR, o vestibular não foi prejudicado pelo movimento de ocupação das escolas da rede estadual, uma vez que os locais ocupados que receberiam o processo seletivo foram substituídos.

A segunda fase do Vestibular 2016-2017 da UFPR está marcada para os dias 27 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Provas de Habilidades Específicas).

Novidades

O processo seletivo deste ano traz algumas novidades em relação ao realizado em 2015. A principal delas é a possibilidade de o candidato poder acessar e apresentar recurso à correção da prova discursiva (na segunda fase), que terá seu resultado disponibilizado no site do Núcleo de Concursos.

Outra mudança refere-se ao porcentual de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que passou de 30% para 20%. Em entrevista coletiva realizada em agosto, o reitor Zaki Akel Sobrinho disse que a decisão se deve ao fato de a evasão dos estudantes aprovados pelo Sisu ser praticamente o dobro da dos que ingressam pelo vestibular próprio. A UFPR ainda abriu um novo curso, de Licenciatura em Geografia, no campus de Matinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]