• Carregando...
 |
| Foto:

Um professor de ensino médio e vereador de uma cidade pequena nos arredores de Los Angeles se tornou alvo de duras críticas – e, segundo ele, ameaças violentas – após se protagonizar viral um vídeo em que critica o exército dos EUA. 

Gregory Salcido, que trabalha em Pico Rivera e vereador na Câmara da cidade, disse no vídeo que membros das forças armadas lutando no Iraque e Afeganistão eram “os mais baixos dentre os baixos” (”the lowest of the low”). O vídeo teria sido gravado no meio de uma aula de história ministrada por Salcido na El Rancho High School, quando ele começou um discurso sobre o motivo de as guerras no exterior estarem se estendendo. 

“Porque temos um monte de idiotas lá”, disse Salcido no vídeo, que é repleto de palavrões. “Pense nas pessoas que você conhece que estão lá. O idiota do seu tio ou alguma coisa assim. Eles são idiotas. Eles não são pensadores de alto nível, não são pessoas acadêmicas, não são pessoas intelectuais. Eles são os mais baixos dentre os baixos.” 

Em meio à controvérsia crescente – incluindo pedidos pela sua demissão – Salcido foi criticado por seus colegas da Câmara e colocado em licença pelo distrito escolar, cujo superintendente disse que “medidas disciplinares serão tomadas”. 

Uma reunião especial do conselho de educação ficou lotada, de acordo com um repórter que fez a cobertura, e alguns participantes usaram uniformes militares e levaram bandeiras americanas. “Muitas pessoas na audiência queriam falar diretamente sobre o porquê de Salcido, 49, não ter sido demitido”, relatou o jornal Whittier Daily News. 

Mas o jornal apontou que os comentários de Salcido não estavam entre os dois tópicos na pauta da reunião, e a Presidente do Conselho Escolar Unificado El Rancho, Aurora Villon, disse perto do começo da reunião que “não incentivaremos comentários públicos que não são parte da pauta. Então agora vamos prosseguir”. 

Isso não agradou os participantes, que queriam falar sobre Salcido. 

“Eu não entendo por que não será um tópico de discussão”, disse um participante que usava um blusão da Marinha. “É por isso que tem tantas pessoas aqui... Vocês deveriam permitir que falássemos”, prosseguiu.

Os participantes da reunião aplaudiram. 

“Agora vamos prosseguir”, disse Villon. 

As pessoas não gostaram, atacando Salcido e censurando o conselho. 

“Enquanto membros eleitos, vocês precisam nos dar uma oportunidade para falar, para discutir isso”, alegou Villon, apontando que os comentários sobre Salcido serão bem vindos na próxima reunião do conselho escolar, em 6 de fevereiro na Prefeitura de Pico Rivera. 

O Daily News escreveu que os oficiais do Departamento de Xerife do Condado de Los Angeles “estão prevendo grandes multidões” no local e na reunião da Câmara de Vereadores de Pico Rivera. 

Também há um protesto sendo organizado por meio do Facebook: “Retirem o Vereador Gregory Salcido da El Rancho High School”. 

“Patriotas de todo o sul da Califórnia estão se unindo na El Rancho High School para apoiar os homens e mulheres do nosso Exército Americano, em apoio aos estudantes, e para garantir que o corpo docente seja responsabilizado por doutrinação falsa e por não seguir os padrões de ética que os nossos estudantes merecem”, escreveram os organizadores. 

O vídeo de Salcido parece ter sido gravado escondido. Foi publicado no Facebook por uma mulher que marcou a postagem em Connecticut e disse que o estudante que filmou era filho de um amigo. Ela pediu que seus seguidores a ajudassem a “tornar isso viral”, e o vídeo se espalhou, com milhões de visualizações, após ter sido reproduzido por veículos de mídia de direita, incluindo a Fox News e o Breitbart. 

A pessoa que gravou o vídeo – identificada pelos noticiários locais como um estudante do último ano do ensino médio na El Rancho High cujo pai é veterano militar – parece estar usando um blusão da Marinha. 

“Então, se você entrar para as forças armadas, é porque você não tem outras opções”, escuta-se Salcido dizer, “é porque você não se esforçou academicamente, porque os seus pais não te amaram o suficiente para te pressionar e você não se amava o suficiente para se pressionar.” 

O Distrito Escolar Unificado de El Rancho não respondeu aos pedidos para comentários. 

Mas o Whittier Daily News relatou na segunda-feira que Salcido havia sido colocado em licença administrativa enquanto o distrito investiga os seus comentários. 

“Uma coisa que estamos garantindo às pessoas é que o comprometimento do conselho, do superintendente e da equipe é realmente chegar ao fundo disso para a comunidade”, disse a superintendente, Karling Aguilera-Fort, ao jornal. 

A superintendente havia dito ao San Gabriel Valley Tribune que “reconhecemos que é a voz dele com base na pesquisa que fizemos sobre o incidente e sabemos que veio de uma das nossas salas de aula”. 

O Daily News também relatou que “a segurança foi intensificada na Prefeitura e na escola, e os telefones não pararam de tocar nos dois locais com chamadas pedindo que Salcido renuncie aos dois cargos”. 

Aguilera-Fort, juntamente com membros do conselho escolar e o capitão do Departamento de Xerife do Condado de Los Angeles, Pat Valdez, “se reuniu com funcionários da escola para discutir questões de segurança frente à controvérsia e como melhorar o ensino para os estudantes”. 

Salcido não respondeu ao pedido de comentários enviado ao email que consta na sua página de biografia da cidade. A página diz que ele se formou no El Rancho High School, onde agora leciona, e teve três mandatos como prefeito da cidade. Ele também é membro do Comitê de História e Herança da Sociedade da cidade. 

Ele disse ao Los Angeles Times que vinha recebendo ameaças desde quando o vídeo foi publicado. 

“Devido às muitas ameaças vulgares e violentas contra a minha família, eu não tenho nenhum comentário sobre a situação neste momento”, disse em um email enviado ao jornal. 

Vldez, do Departamento de Xerife do Condado de Los Angeles, disse ao Tribune que havia mandado patrulhas para a casa de Salcido. Ele também enviou agentes para a casa do estudante que gravou o discurso do professor. 

“Nós estamos monitorando as mídias sociais, onde houve muitas opiniões fortes dos dois lados”, disse Valdez ao jornal. “A nossa prioridade é manter as pessoas seguras, principalmente os estudantes e funcionários da escola e do município”, afirmou.

No vídeo, é possível escutar Salcido falando em termos crassos sobre os inimigos dos Estados Unidos, dizendo que o exército estava perdendo para “caras usando malditos roupões e chanclas [chinelos]” no Oriente Médio. 

“Os dados já saíram, nós não temos um bom exército”, disse. “Nós não pudemos derrotar os vietnamitas. Eles são um monte de pessoas desse tamanho jogando arroz em nós.” 

Ele também criticou os recrutadores militares em escolas públicas. 

“É uma mentira que o nosso exército é ótimo”, disse. “Por que, após o hino nacional, nós temos uma máquina mortífera sobrevoando o estádio? Sabe, o bombardeiro secreto chega. Todo mundo fica tipo: ‘É’. Tipo: ‘É com isso que matamos pessoas, uau’. Por que isso é algo que celebramos?” 

Porta-voz do Pentágono, Amber Smith, disse ao Breitbart que havia visto os comentários do professor e que eles são “muito mal informados”. 

Uma página no Facebook que parece ser de Salcido exibia uma longa lista de comentários irados, abusivos e vagamente ameaçadores. Algumas pessoas postaram o telefone e email do professor e, no Twitter, o que alegaram ser endereços da casa e escritório de Salcido. 

“Se você já disse alguma merda como essa, para mim você teria morte cerebral”, disse um comentário no Facebook, antes da conta desaparecer. 

Outro fez referência à relativa proximidade entre Camp Pendleton, uma base da Marinha localizada a cerca de duas horas de Pico Rivera. 

“Camp Pen fica no final da estrada para fuzileiros navais”, disse o comentário. “Talvez você queira se mudar, filho da p...!!!” 

Uma pessoa que se identificou como um ex aluno de Salcido escreveu em sua defesa. 

“Esse ‘homem’ é um ótimo educador”, escreveu a pessoa. “Ensinou-me a enxergar outros pontos de vista no mundo, e saber reconhecer ignorância quando ela aparece.” 

Pico Rivera, uma cidade predominantemente latina com 63 mil habitantes, foi fundada por veteranos após a Segunda Guerra Mundial e mantém uma forte conexão com as forças armadas, segundo o prefeito, Gustavo Camacho, contou ao Washington Post. 

“Eu e meus colegas membros da câmara discordamos fortemente do ponto de vista do Sr. Salcido”, disse Camacho em entrevista por telefone. “Francamente, condenamos as suas declarações.” 

Camacho estimou que pelo menos 35% dos residentes tinham veteranos de guerra nas suas famílias. 

“Nós temos quatro postos de veteranos. Todas as famílias aqui estão conectadas a alguma pessoa que serviu ou está servindo”, disse Camacho. “Não há dúvidas de que a maioria das pessoas está perturbada por isso, mas, como uma família, vamos superar isso.” 

Camacho disse à NBC Los Angeles que a cidade estava “considerando todas as opções (...). Mas uma opção que eu tenho a autoridade de exercer é removê-lo de todos os comitês”. 

Essa não é a primeira vez que Salcido vira notícia. 

Em 2010, ele foi colocado em licença administrativa após um pai reclamar da sua conduta na sala de aula, de acordo com o Whittier Daily News. Cerca de dois anos depois, ele foi colocado de novo em licença após o Departamento de Xerife do Condado de Los Angeles receber uma reclamação de que ele atacou um estudante, de acordo com o Los Angeles Daily News. 

O estudante que gravou o vídeo é um aluno de 17 anos do último ano do ensino médio cujo pai e dois tios são veteranos, de acordo com o jornal San Gabriel Valley Tribune. 

“Foi muito desrespeito ao meu pai e meus tios e todos os veteranos e aqueles que ainda estão nas forças armadas”, disse o estudante ao jornal no fim de semana, apontando que no momento “ele preferia permanecer anônimo porque não quer nenhuma repercussão de amigos que apoiam Salcido”. 

Mas na segunda-feira, a KTLA, emissora afiliada da CW, identificou o estudante como Victor Quinonez, que disse à emissora que espera entrar para a Marinha – como o seu pai. 

A mãe de Quinonez, Karen Rodriguez, disse à KTLA que Salcido deveria perder o seu emprego de professor. 

“Eu não acho que alguém com essa mentalidade – e que não é capaz de abster-se das coisas que expressa – deveria estar (...) em um ambiente escolar”, disse à emissora. 

Salcido, de acordo com a KTLA, também fez o garoto “ficar na frente da classe e justificar por que ele quer se tornar fuzileiro naval após sua formatura neste ano”. 

O pai do menino, Vincent, disse: “Isso não diz respeito à liberdade de expressão. Não tem problema; [Salcido] pode falar o que ele quiser. Mas falar isso para os jovens é errado. Fazer bullying com o meu filho é errado, discriminar as pessoas que querem estar nas forças armadas é errado”. 

O vídeo foi gravado em uma aula de história no começo de janeiro. Victor Quinonez disse que ficou surpreso com a atenção recebida. 

“Não foi feito para ninguém, mas a minha mãe compartilhou com alguns amigos”, disse ao Tribune, “e agora é isso.” 

Tradução: Andressa Muniz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]