• Carregando...
 |
| Foto:

No bicentenário do nascimento de Karl Marx, a primeira biografia brasileira sobre o filósofo político é lançada: o livro “Karl Marx – Uma Biografia Dialética” (Editora Prismas), escrito pelo historiador Angelo Segrillo, busca mostrar um retrato diferente; menos política, mais detalhes sobre a vida do filósofo. 

Segrillo, que é professor de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, consultou as principais obras lançadas sobre Marx e buscou preencher as lacunas deixadas por elas. 

LEIA MAIS: Curso em universidade estadual relaciona música e marxismo

“Mesmo internacionalmente há muito mais livros sobre a filosofia e obra de Marx que uma biografia da sua vida propriamente dita. É algo que envolve um trabalho específico de historiador no levantamento de fontes primárias e documentos originais”, aponta. 

Diferencial

Uma das novidades na obra é a exposição do senso de humor de Marx – um retrato diferente daquele criado por obras que focam apenas na filosofia marxista. 

“Marx era uma pessoa espirituosa. O interessante é o diapasão de seu humor, que ia desde algo extremamente inteligente e refinado (com ‘piadas’ e ‘ditos espirituosos’ extremamente cultos), até um escrachado humor tipo ‘Casseta & Planeta’, utilizado por ele e Engels para satirizar rivais políticos”, explica. 

O trabalho foi construído a partir de diálogo com outras biografias existentes, além de textos, cartas e documentos originais. O objetivo foi comparar diferentes versões, tentar ajudar a solucionar problemas ainda não resolvidos e lançar um olhar brasileiro sobre controvérsias biográficas. 

LEIA TAMBÉM: O último bunker da esquerda: a universidade

“Acredito que fazendo um balanço das diferentes biografias até aqui, procurando utilizar o que há de melhor nelas e também ir além, consegui dar algumas novas interpretações interessantes para alguns aspectos da vida de Marx que são controversos na literatura”, conclui o professor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]