• Carregando...
Enterro simbólico do SAS no Centro Cívico, na capital | Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Enterro simbólico do SAS no Centro Cívico, na capital| Foto: Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Paralisação não atinge todas as escolas de Curitiba

Nem todas as escolas de Curitiba paralisaram as atividades nesta quarta-feira. A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com 15 colégios da rede estadual espalhados pela capital. Das 15 escolas consultadas aleatoriamente, 11 suspenderam as aulas nesta quarta-feira e quatro funcionavam normalmente.

Confira as escolas pesquisadas:

SUSPENDERAM AS AULAS

Col. Estadual Dom Orione (Santa Quitéria)

Col. Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa (Água Verde)

Col. Estadual Tiradentes (Centro)

Col. Estadual do Paraná (Centro)

Col. Estadual Ermelino de Leao (Boa Vista)

Col. Estadual Dep. Olivio Belich (Cajuru)

Col. Estadual Luiz Carlos de P. Souza (Umbará)

Col. Estadual Professor Loureiro Fernandes (Ahú)

Col. Estadual Des. Guilherme A. Maranhão (Tatuquara)

Col. Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira (Capão da Imbuia)

Col. Estadual Gemma Galgani (Abranches)

NÃO SUSPENDERAM AS AULAS

Col. Estadual Santa Felicidade (Santa Felicidade)

Col. Estadual Emílio de Menezes (Capão Raso)

Col. Estadual Polivalente (Boqueirão)

Col. Estadual Maria Pereira Martins (Barreirinha)

  • Enterro simbólico do SAS
  • Professores se vestiram de preto para acompanhar o cortejo
  • Enterro teve direito à marcha fúnebre e coroa de flores
  • Protesto em Curitiba reuniu cerca de 600 professores
  • Professora colocam vela ao lado do
  • Manifestação não atrapalhou o trânsito
  • Professores também carregaram faixas pedindo melhores condições de trabalho
  • Professores, em frente ao Palácio do Iguaçu
  • Professores acompanham o

Professores e servidores das escolas estaduais do Paraná paralisaram as atividades nesta quarta-feira (24) e organizam atos em Curitiba e no interior do estado.

>>> Veja fotos do enterro do "SAS" em Curitiba

Algumas escolas estaduais não tiveram aulas hoje - nos três turnos - por consequência das manifestações. Em outras instituições, os professores decidiram seguir com o cronograma normal e não aderiram à paralisação. Os pais tiveram de entrar em contato com as escolas para saber se haveria aulas ou não nesta quarta (veja no box o levantamento feito pela Gazeta do Povo sobre a suspensão das aulas). Até o fim do dia, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) não sabia informar quantas escolas ficaram sem aulas. As atividades serão retomadas na quinta-feira (25).

A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) é de que 90% dos 88 mil professores do estado - que atendem 1,3 milhão de alunos - tenham suspendido as atividades nesta quarta-feira. O protesto fez parte do programa de mobilizações previstas na semana nacional de defesa à educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

No Paraná, a principal reivindicação dos professores é a criação de um novo modelo de atendimento à saúde dos servidores. Os professores reclamam da falta de médicos, hospitais e a demora nos atendimentos realizados por meio do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), órgão administrativo responsável pela cobertura médica-assistencial dos funcionários do estado.

Outras reivindicações da categoria são que um terço do tempo de trabalho seja dedicado à preparação e pesquisa para a elaboração das aulas, reajuste no piso salarial, realização de concurso público e pagamento de promoções atrasadas, entre outras.

A secretaria publicou uma nota oficial em seu site sobre a manifestação dos professores. "Com relação aos itens da pauta no Paraná, informamos que o diálogo com a categoria dos profissionais da educação, através de reuniões mensais, vem garantindo avanços significativos. A valorização dos professores é compromisso do Governo com a qualidade da educação", informou a Seed. A pasta também informou o que está discutindo em cada questão. Acesse a nota completa da Seed.

Atos em Curitiba e no interior

Segundo a organização, aproximadamente 600 pessoas estavam concentradas no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, por volta das 9h30. Às 10 horas, a categoria fez o "enterro simbólico" do SAS. Pessoas vestidas de preto carregavam um caixão com a inscrição "SAS", ao som da marcha fúnebre.

À tarde, os professores acompanharam a votação de projetos na área da educação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

No interior, outros atos foram realizados nas cidades Apucarana, Arapongas, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Fotos do enterro do "SAS" em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]