• Carregando...
Cerca de 10 mil candidatos fizeram as provas específicas nesta segunda (10) | André Rodrigues / Gazeta do Povo
Cerca de 10 mil candidatos fizeram as provas específicas nesta segunda (10)| Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
  • O pessoal do primeiro ano de Engenharia Química preparou uma recepção especial aos seus futuros calouros.
  • Trânsito estava com movimentação maior devido ao vestibular da UFPR.
  • Organização orientou candidatos a chegarem ao local de provas ao menos uma hora antes do fechamento dos portões.
  • Nenhum candidato foi barrado depois do fechamento do portão.
  • O fechamento dos portões foi atrasado em dez minutos por causa do trânsito no entorno do Jardim Botânico.
  • Os pais da vestiba de Medicina Doroty Felisbertto, 20 anos, a optometrista Zenair e o administrador Antônio, vieram de Clevelândia (no centro-sul do estado) para acompanhá-la durante as provas.
  • Ana Letícia Zibe Valentino presta vestibular para Administração.
  • Os amigos José Fernando Thomaz, Rodrigo Costa e Felipe de Poli buscam vaga em Administração.
  • Os candidatos ao curso de Artes Visuais Gabriela Markendorf e João Reginatto.

Liberados após a prova específica de Matemática, os vestibas que fizeram o vestibular no Colégio Estadual Dr. Xavier Da Silva, no Rebouças, nesta segunda-feira (10), disseram que a prova de Matemática estava trabalhosa e complicada de resolver.

Segundo a futura caloura de Administração Ana Letícia Zibe Valentino, 18 anos, algumas questões estavam divididas em duas partes e exigiam bastante cálculo. "Achei a prova bem difícil. É a segunda vez que tento a Federal e se não passar vou fazer cursinho mais um ano", conta a estudante, que já foi aprovada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universidade Positivo (UP).

Os amigos José Fernando Thomaz, 16 anos, Rodrigo Costa e Felipe de Poli, 18, concordam que a prova de Matemática estava difícil. "Acho que vou passar desta vez, fui melhor que no ano passado. Estudei bastante e, mesmo com a dificuldade da prova, acho que tenho chance", disse Felipe, que assim como os amigos pretende cursar Administração.

Química

Já no câmpus do Jardim Botânico a vestiba de Medicina Veterinária Jéssica Alexandre, 19 anos, fez nesta segunda as provas de Biologia e de Química. "Das duas Química estava mais complicada, mas acho que vou passar, estou confiante", disse."É a segunda vez que tento uma vaga e posso dizer que achei mais fácil as questões desse ano. Não fui muito bem, mas meu curso não é tão concorrido, então tenho chances", conta a candidata ao curso de Medicina Veterinária Erika de Oliveira, 20 anos.

História

Para os candidatos ao curso de Artes Visuais Gabriela Markendorf e João Reginatto, 18 anos, a prova de História, única específica do curso, também não estava fácil. "Caíram assuntos que vemos pouco em sala de aula no Ensino Médio. Coisas muito específicas. Por isso não fui muito bem, mas acredito que os outros candidatos do meu curso acharam a mesma coisa", comentou Gabriela.

Confira logo mais a correção das provas específicas!A correção das provas específicas pode ser acompanhada pelo site da Gazeta do Povo a partir das 19h30. Ela será feita pelos professores do Curso Dom Bosco e do Acesso.

Processo Seletivo

Nesta segunda-feira cerca de 10 mil estudantes concluem a sequência de provas da segunda fase do vestibular 2012 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Candidatos a vagas em 33 cursos fazem as provas específicas. Conforme o Núcleo de Concursos (NC), 952 candidatos do total de 14.726 convocados faltaram ao exame de domingo.

A prova começou às 14 horas e a duração varia de acordo com a quantidade de disciplinas cobradas – 2h30 para uma disciplina e 5 horas para duas disciplinas. Por causa do grande movimento no entorno do câmpus Jardim Botânico, o fechamento dos portões ocorreu dez minutos depois do previsto, às 13h40.

As provas específicas desta segunda-feira serão Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia e/ou Filosofia, além das provas de habilidades específicas para os candidatos de Arquitetura e Urbanismo e Design. A prova será formada por 10 questões de cada disciplina, com exceção aos testes de Arquitetura e Design – o Guia do Candidato não esclarece quantas questões serão cobradas. Enquanto a prova de Matemática será respondida por 4.373 alunos e a de Biologia por 2.905, as questões de Sociologia serão destinadas a apenas 146 estudantes.

Vestibular 2012/2013

Nesta edição do vestibular, a UFPR oferece 5.616 vagas em 95 opções de cursos, sendo 5.087 pelo processo seletivo UFPR e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos, professor Raul Von Der Heyde, a expectativa é de que a relação dos novos calouros da UFPR seja divulgada até dia 11 de janeiro de 2013, antes do prazo oficial previsto, que vai até 18 de janeiro.

Bastidores do Vestibular da UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]