• Carregando...
Candidatos com dificuldades visuais tiveram provas impressas em 3D | Henry Milleo
/Gazeta do Povo
Candidatos com dificuldades visuais tiveram provas impressas em 3D| Foto: Henry Milleo /Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou neste domingo (23) a primeira fase do Vestibular 2016-2017 da instituição. Ao todo, 54.942 candidatos estavam inscritos no processo seletivo, realizado em Curitiba e no interior do estado. Os portões dos 27 locais de prova (sendo 21 deles na capital) abriram às 12h45 e foram fechados às 13h40. Não houve registro de incidentes de grande vulto.

O resultado das provas da primeira etapa, segundo o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, deve sair até 12 de novembro. O resultado final, da segunda fase, com o nome dos novos calouros da universidade, está previsto para até 13 de janeiro.

“Exatas” dão trabalho aos vestibulandos na 1ª fase da UFPR

Leia a matéria completa

O reitor em exercício da Ufpr, Rogério Andrade Mulinari, fez uma avaliação positiva do início desta primeira fase do vestibular da instituição. Ele lembrou que, mesmo com o grande número de inscritos, não havia nenhuma informação sobre dificuldades, além das de trânsito, ou infrações até o início da prova.

Mulinari ressaltou o esforço da UFPR em democratizar o acesso à instituição, o que inclui a adoção de ferramentas específicas para que os portadores de necessidades especiais possam realizar o processo seletivo. Entre elas está o recurso de impressão em 3D para os candidatos com dificuldades visuais.

A candidata Yorhana Clarice Bernardo, que presta vestibular para Direito testou a novidade. Além de contar com o auxílio do aplicador, responsável por ler as questões, ela teve à disposição placas impressas em braile.

“É a primeira vez que estamos utilizando (essa ferramenta), é um experimento, mas sabemos que este é o caminho”, explicou o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli.

Dia de prova

A entrada dos estudantes foi tranquila no prédio da Administração do Centro Politécnico, um dos maiores locais das provas deste domingo. Neste dia, os vestibulandos dedicam-se a responder as 80 questões de múltipla escolha que compõem a primeira fase do exame.

Muitos candidatos foram acompanhados dos pais e familiares, como a vestibulanda Gabriella Ikoma. Em seu segundo vestibular, ela disputa uma vaga de Enfermagem (em 2015 prestou vestibular para o curso de Bombeiro). “Estou mais tranquila do que no ano passado. Reforcei os estudos em Matemática e Física, que foram as provas que considerei mais difíceis no último vestibular”, conta.

Já o candidato Caio Maltoni veio sozinho de São Bento do Sul (SC). Ele, que vai fazer o vestibular como treineiro, dava a última olhada na apostila antes de entrar no local de prova. “Neste ano vou tentar Enfermagem para conhecer o tipo da prova. No ano que vem, quando concluo o ensino médio, vou tentar Medicina”, conta.

A segunda fase do Vestibular 2016-2017 da UFPR está marcada para os dias 27 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Provas de Habilidades Específicas).

Novidades

O processo seletivo deste ano traz algumas novidades em relação ao realizado em 2015. A principal delas é a possibilidade de o candidato poder acessar e apresentar recurso à correção da prova discursiva (na segunda fase), que terá seu resultado disponibilizado no site do Núcleo de Concursos.

Outra mudança refere-se ao porcentual de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que passou de 30% para 20%.

Em entrevista coletiva realizada em agosto, o reitor Zaki Akel Sobrinho disse que a decisão se deve ao fato de a evasão dos estudantes aprovados pelo Sisu ser praticamente o dobro da dos que ingressam pelo vestibular próprio. A UFPR ainda abriu um novo curso, de Licenciatura em Geografia, no campus de Matinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]