• Carregando...
Breaking Bad: seriado pode ajudar a estudar. | Divulgação
Breaking Bad: seriado pode ajudar a estudar.| Foto: Divulgação

Sentar no sofá e assistir à maratona de um seriado é uma boa forma de relaxar, mas não se resume a isso: também pode ser um jeito de complementar os estudos de várias disciplinas. Há séries de televisão que trabalham conceitos abordados dentro de sala de aula, ajudando quem está no ensino médio ou na preparação para o vestibular. “Alguns seriados podem servir como ferramenta para o aprendizado. Sai da forma tradicional”, afirma Felipe Pimentel, professor de história e coordenador de ensino do Unificado, escola do Rio Grande do Sul que conta com o projeto Comentários em Série. Verifique a idade indicativa.

Nos episódios, conceitos científicos e experiências às vezes subjetivas para os alunos podem ser exemplificadas. Mas para quem pensou em passar o dia na frente da televisão e deixar os livros de lado, um alerta: os seriados devem ser encarados como ponto de partida para buscar mais informações. Não como substitutos dos livros e das aulas.

Confira alguns exemplos de seriados que podem muito mais do que divertir:

House of Cards

Divulgação

Apesar de não ser baseado em um fato histórico, o seriado apresenta o funcionamento do sistema político americano, familiarizando o aluno com debates atuais.

Onde assistir: Netflix.

Marco Polo

Divulgação

O seriado apresenta costumes da Idade Média e ilustra questões culturais da época. No primeiro episódio, por exemplo, há detalhes do Império Mongol e do comércio na região.

Onde assistir: Netflix.

House

Divulgação

O doutor House une talento e humor e, de quebra, ainda dá lições de Biologia.No primeiro episódio da série, por exemplo, ele recebe uma paciente com neurocisticercose (impacto no sistema nervoso central devido à infecção pela tênia do porco, a Taenia solium).

Onde assistir: Universal e Netflix.

The Big Bang Theory

Divulgação

Na série de comédia, o núcleo principal é um grupo de físicos e nerds. Além de abordar a ciência, o seriado também dá uma ideia da rotina de quem trabalha na área acadêmica. O sexto episódio da primeira temporada, por exemplo, traz o personagem Sheldon (Jim Parsons) fantasiado de efeito doppler, um fenômeno físico sobre a alteração aparente na frequência de diferentes tipos de ondas.

Onde assistir: Warner.

Breaking Bad

Divulgação / Agência O Globo

O seriado americano é protagonizado por Bryan Cranston na pele de Walter White, um professor de química com câncer. A série volta e meia mostra o especialista utilizando a química na prática. Um exemplo é o episódio nove da segunda temporada, quando White fabrica uma bateria com moedas e parafusos (conceitos de eletroquímica).

Onde assistir: Record e Netflix.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]