• Carregando...
Estudantes podem ser inscrever para o vestibular da UFPR a partir das 14h desta quinta-feira (18). | Henry Milleo/Gazeta
Estudantes podem ser inscrever para o vestibular da UFPR a partir das 14h desta quinta-feira (18).| Foto: Henry Milleo/Gazeta

A partir das 14h desta quinta-feira (18), os estudantes que sonham conquistar uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem ser inscrever para o Vestibular 2016/2017 da instituição. O prazo final é o dia 15 de setembro, às 16h, e a expectativa é a de que cerca de 60 mil estudantes participem do processo.

Acesse no site do Núcleo de Concursos o edital completo

O vestibular deste ano traz novidades em relação ao anterior, como a possibilidade de o candidato ter acesso à correção da prova discursiva, na segunda fase. Por meio do portal do Núcleo de Concursos, o vestibulando poderá verificar seu resultado e os critérios avaliados, além de apresentar recursos à avaliação.

“Esse é um investimento muito importante, pois estaremos dando transparência total ao processo, além da oportunidade de o candidato interagir, participar da avaliação, como já faz na primeira fase”, explica o coordenador geral de Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli.

A mudança mexeu, também, com a agenda do vestibular, que teve a realização de sua primeira fase antecipada para o dia 23 de outubro (objetiva). As provas da segunda fase estão marcadas para os dias 27 (Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Habilidades Específicas).

“Isso é uma grande inovação, mas obviamente prevê um espaço um pouco maior de tempo entre a realização da prova e a divulgação do resultado, que acontece, tradicionalmente, no início do mês de janeiro”, lembra o reitor Zaki Akel Sobrinho.

R$ 120

É o valor da taxa de inscrição para o vestibular da UFPR dentro da concorrência geral. Para os treineiros, o custo é de R$ 119.

Sisu

Outra mudança refere-se ao porcentual de vagas destinadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que caiu de 30% para 20%. Segundo o reitor, a universidade constatou que a porcentagem dos estudantes que são aprovados pelo Sisu e que se evadem é praticamente o dobro da dos candidatos do vestibular próprio, o que justifica a mudança.

“Muitas vezes estes alunos vêm de fora, de longe, ficam um ano e, quando conseguem uma vaga mais próxima de suas localidades, acabam se evadindo. Isso traz perda de investimento dos recursos públicos, pois vaga aberta é vaga não utilizada”, avalia o reitor.

A universidade também anunciou a abertura de um novo curso, de Licenciatura em Geografia, no campus de Matinhos e a eliminação da prévia para os candidatos ao curso de Música.

Cursos e Profissões

Entre os dias 25 e 28 de agosto, a UFPR realiza a 14ª edição da sua feira de cursos e profissões. Com entrada gratuita, o evento será realizado em um novo local: no complexo da universidade localizado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4.015, Jardim Primavera).

A mudança, de acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, visa dar mais conforto aos cerca de 80 mil estudantes que são esperados nos quatro dias do evento. “Este espaço é um pouco mais distante do que nos anos anteriores, mas traz uma condição de visitação muito melhor. Temos certeza que a feira será a melhor de toda a sua série histórica”, pontua.

Nos dias 25 e 26 de agosto o evento estará aberto somente para as escolas, por meio de agendamento prévio. Para os dias 27 e 28 não é necessário agendar a visita. Mais informações no site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]