• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O gabarito provisório da 1ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi divulgado às 21h30 e está no portal do Núcleo de Concursos da instituição. As provas foram realizadas neste domingo (23), entre 14h e 19h, em Curitiba, Toledo, Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul. A previsão é de que o gabarito definitivo das questões seja publicado no dia 7 de novembro.

Confira o gabarito da prova da primeira fase da UFPR

O índice de abstenção desta 1ª fase do vestibular da UFPR) foi de 7,8%, apontou um balanço da instituição divulgado no início desta noite. Em números brutos, isso significa que 4.274 dos 54.942 inscritos deixaram de comparecer ao exame. Os dados são provisórios, e um levantamento final dos faltantes está previsto para ser divulgado até quarta-feira (26).

Ainda segundo a assessoria da UFPR, a realização das provas foi tranquila, sem nenhum incidente reportado ao longo da tarde. A única alteração do dia realizada pela comissão organizadora do vestibular foi o retardamento do fechamento dos portões. Ao invés de o acesso aos locais de prova ser encerrado às 13h30, os vestibulandos ganharam dez minutos a mais para entrarem em suas salas. Isso por causa do tráfego intenso de veículos em vários locais de prova em Curitiba, como na PUC-PR (maior local de concentração de candidatos - 9.369), na Unibrasil, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR e na Faculdades Santa Cruz.

Resultado da 1ª fase sai em 20 dias, prevê coordenador da UFPR

Leia a matéria completa

Provas

Neste domingo, os aspirantes a calouros da maior instituição de ensino superior do estado tiveram cinco horas (das 14h às 19h) para responder uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha.

Os aprovados nesta 1ª fase do processo terão de passar por uma segunda etapa, que será realizada em dois dias: 27 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Provas de Habilidades Específicas). O resultado final do vestibular será divulgado em 13 de janeiro de 2017.

Confirmando a tradição, o curso de Medicina (Curitiba) é o mais concorrido com 56,54 candidatos disputando cada vaga – 8.594 estudantes se inscreveram para concorrer às 152 vagas da graduação. A segunda colocação do ranking é de outro curso de Medicina, o do campus de Toledo, com uma concorrência de 55,56 candidatos por vaga (o curso oferece 60 vagas).

Entre as cinco graduações mais concorridas ainda estão Psicologia (26,95 candidatos por vaga), Direito Matutino (26,64 candidatos-vaga) e Medicina Veterinária em Curitiba (25,38 candidatos por vaga).

Mudanças

O processo seletivo da UFPR em 2016-2017 trouxe mudanças em relação ao ano passado. A principal delas é a possibilidade de o candidato ter acesso ao resultado da sua prova discursiva, na segunda fase. O Núcleo de Concursos vai disponibilizar o resultado da avaliação no seu site, com as notas de cada critério avaliado na prova, e abrirá espaço para recurso do candidato.

Além disso, o percentual destinado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi diminuído de 30% para 20% e a seleção para o curso de Música não exigiu mais prévia, como no ano anterior, mas a prova de habilidade específica na segunda fase.

Outra novidade adotada pela Universidade no seu processo seletivo foi a utilização de impressoras 3D. O equipamento permite elaborar objetos 3D para disponibilizar condições adequadas à leitura de itens gráficos presentes em questões por meio da percepção tátil e, por isso, é utilizado para as provas realizadas por deficientes visuais - sobretudo de Matemática, Física e Biologia. Três deles fizeram as provas no prédio da Administração, no Centro Politécnico, ao lado de 57 candidatos com outras necessidades especiais. Outros sessenta candidatos com estas características fizeram as provas no Campus de Agrárias da UFPR, em Curitiba.

Confira o gabarito da prova da primeira fase da UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]