• Carregando...
Vinícius Castagna Lepca, primeiro lugar geral no vestibular da UFPR, estudava pelo menos 12 horas diárias | Antonio More/Gazeta do Povo
Vinícius Castagna Lepca, primeiro lugar geral no vestibular da UFPR, estudava pelo menos 12 horas diárias| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou o resultado do vestibular nesta quinta-feira (12), no site do Núcleo de Concursos.

CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS

GALERIA: Veja fotos da comemoração

O processo seletivo 2016/2017 da UFPR apresentou algumas novidades, como a possibilidade de os estudantes acessarem e apresentarem recursos à correção das provas da segunda fase. Dos 9.619 pedidos de revisão, apenas 2.969 foram acatados.

Primeiro lugar geral no vestibular da UFPR estudava mais de 12h por dia

17 anos e uma rotina de estudos de mais de 12 horas diárias. Assim pode ser resumido o perfil do estudante Vinícius Castagna Lepca, primeiro lugar geral do Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Aprovado em Engenharia Elétrica, com um score de 958.618, ele conta que a colocação é resultado de muito esforço.

“Eu estudava no terceiro ano pela manhã [em uma instituição privada], fazia um cursinho preparatória à tarde e continuava estudando até 22h. O resultado comprovou que valeu a pena o esforço e a preparação que eu tive não apenas neste ano, mas durante minha vida inteira”, avalia. Durante o ensino fundamental, Lepca também frequentou uma escola da rede privada.

O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, lembrou que Lepca quase gabaritou a prova e teve o melhor desempenho desde que este modelo de avaliação passou a ser utilizado, em 2006.

Para quem pretende prestar o vestibular em 2017, a dica do primeiro colocado na UFPR é buscar entender os conteúdos, e não apenas decorá-los. “Se você entende a matéria não tem como se perder. Com isso, consegue ter mais confiança para fazer a prova”, explica.

“Demos um passo no que diz respeito à transparência [do processo seletivo]. Os próximos serão no sentido de aprimorar o vestibular e alinhá-lo o máximo possível às diretrizes do ensino médio, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação”, projeta o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli.

De acordo com ele, a universidade pretende fazer uma revisão das provas, inclusive no que se refere às provas específicas, da segunda fase. “Pretendemos avaliar até que ponto elas são ou não necessárias e o quanto avaliam. Vamos rever a elaboração das questões, trabalhar mais o lado pedagógico do processo seletivo”, acrescenta.

Com a relação dos aprovados, a universidade tinha prometido liberar o acesso dos candidatos ao resultado dos recursos apresentados, o que não ocorreu. Mas o Núcleo de Concursos acredita que poderá divulgar esses dados na manhã desta sexta-feira (13).

No total, 54.942 estudantes se inscreveram para o vestibular, sendo 50.593 mil para o processo seletivo e outros 4.349 para o curso de formação de Oficial da Polícia Militar (CFO). Dos 13,6 mil candidatos que participaram da segunda fase do processo seletivo, 5.447 foram aprovados.

“Seguramente este foi um dos maiores vestibulares da história da UFPR. É com muita satisfação que divulgamos o resultado [com o nome] dos novos integrantes da nossa comunidade”, complementou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Comemoração

A estudante Julia Ruoso era um deles. Em seu segundo vestibular, a jovem foi aprovada no curso de Medicina, o mais concorrido do vestibular da UFPR. Seus pais, Paulo e Clarissa Ruoso, a acompanhavam na comemoração e não escondiam a emoção de ver a filha entre os calouros da universidade. “É o melhor dia da nossa vida”, declararam orgulhosos.

Sujo de lama e tinta da cabeça aos pés, Matheus Gomes Setti não comemorava somente a aprovação no vestibular, mas o primeiro lugar no curso de Direito (manhã). “Passar em primeiro lugar é uma honra”, sentenciou.

Acompanhando o filho Felipe Rodrigues Gibur, aprovado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a psicóloga Esther Gibur reivindicava o direito dos pais de também tomarem um banho de lama. “Seria para tirar todo o estresse pelo qual nós também passamos ao acompanhar a tensão e o nervosismo dos nossos filhos durante toda a preparação. Nós somos aprovados junto com eles”, explicou.

A festa dos calouros aconteceu o fim da tarde no campus Agrárias (Rua dos Funcionários, 1.540, Juvevê) com o tradicional banho de lama. Representantes dos 120 cursos ofertados pela UFPR também recepcionavam os calouros. A universidade estima mais de cinco mil pessoas participaram da comemoração.

  • Primeiro lugar geral da UFPR, Vinícius Castagna Lepca, 17 anos, passou em Engenharia Elétrica.
  • Coletiva de imprensa com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca (ao centro).
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]