• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta terça-feira (17) as notas dos primeiros e últimos colocados nos diferentes cursos do vestibular 2016/2017 da universidade. A diferença entre o último cotista aprovado e a menor nota na concorrência geral ultrapassa 200 pontos nos cursos mais concorridos.

Veja a relação de desempenho por cursos no site do Núcleo de Concursos

Confira a lista dos aprovados no vestibular da UFPR

INFOGRÁFICO: Confira a diferença entre os últimos candidatos aprovados por cotas e pela concorrência geral dos cursos mais concorridos

Uma das maiores diferenças foi registrada no curso de Arquitetura e Urbanismo, em que o último aluno que entrou por cotas tirou nota 411,944, 282,223 menos pontos que o último aprovado pela concorrência geral, que alcançou 694,167 pontos.

Na seleção para o curso de Medicina, em Curitiba, o mais concorrido do vestibular da instituição, o último calouro aprovado por cotas teve nota 610,845, 169 pontos a menos que o último aluno que ingressou na universidade pela concorrência geral, com nota 780,459.

Diferença racial e de renda

Neste concurso vestibular, os pretos, pardos e índios tiveram notas muito menores que seus colegas cotistas brancos tanto se comparados aos estudantes de renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita quanto se forem considerados os candidatos de maior renda, mas de escola pública.

Os alunos brancos de escola pública, se comparados com pretos, pardos e índios chegam a ter mais de 100 pontos à frente. Em Medicina Veterinária, por exemplo, o último aluno branco que passou por cotas na categoria de escola pública (de renda familiar maior que 1,5 salário mínimo per capita), tirou nota 548,036, 129,395 pontos a mais que o último aprovado nas cotas raciais independentemente da renda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]