• Carregando...
UFPR: melhor do estado | Jonathan CamposGazeta do Povo
UFPR: melhor do estado| Foto: Jonathan CamposGazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a oitava melhor do Brasil de acordo com o novo Ranking Universitário Folha (RUF). A instituição é a única paranaense entre as 20 melhores universidades do país.

O ranking, que está na sua sexta edição e foi divulgado nesta segunda-feira, inclui 195 instituições e tem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na primeira colocação, seguida pela  Unicamp e pela Universidade de São Paulo (USP).

Nesta edição do RUF, os indicadores de qualidades passaram por um processo de revisão; entre os critérios de avaliação, foi incluído o número de teses produzidas por docentes. Também são considerados fatores como qualidade do ensino, inovação, internacionalização e reconhecimento do mercado. 

A UFPR ocupava a sétima posição no ano passado. No ranking de pesquisa, que leva em conta as teses produzidas, a instituição ocupa o 10º lugar. A melhor posição da UFPR é em inovação: quarto lugar.

Outras seis  universidades do Paraná estão presentes no ranking. A maioria delas manteve a posição do ano passado. A Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL),Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR) aparecem após a UFPR, com a mesma classificação que obtiveram em 2016: 24ª, 25ª, 32ª e 49ª posições, respectivamente. 

Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) subiu no ranking, passando da 57ª para a 53ª colocação, enquanto a Universidade Positivo caiu duas posições, do 75º para o 77º lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]