• Carregando...
O reitor da PUC-PR, Waldemiro Gremski, a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o reitor da UP, José Pio Martins | Marcos Solivan /UFPR
O reitor da PUC-PR, Waldemiro Gremski, a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o reitor da UP, José Pio Martins| Foto: Marcos Solivan /UFPR

Alavancar a inovação no Paraná, de braços dados com o setor produtivo. Este é o objetivo de um acordo histórico assinado entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Positivo (UP). Pelo documento, firmado na última sexta-feira (16), as agências de inovação das quatro instituições e seus pesquisadores terão um canal mais fácil para ações conjuntas: o Quadrilátero Acadêmico de Pesquisa e Inovação.

LEIA TAMBÉM: Os cinco desafios da cidade do futuro

O objetivo é aumentar ainda mais a interação que já existe entre os pesquisadores das quatro universidades e ganhar força para iniciativas em parceria com o poder público. O primeiro projeto, que já está em andamento, consiste em criar um “ecossistema de inovação” em Curitiba, provavelmente na Linha Verde, um dos principais eixos de transporte da cidade, que inclusive já foi apresentado ao futuro prefeito da capital paranaense, Rafael Greca (PMN).

A cooperação entre as instituições de ensino superior, as empresas e o governo é uma receita de sucesso em outros países, principalmente em gigantes de inovação como os Estados Unidos, Coreia do Sul, Singapura. “Entendemos que o Paraná precisa ter uma política mais agressiva na área de inovação. A ideia é que constituamos um think tank, uma usina das ideias, para que possamos atrair empresas, fazer de Curitiba uma cidade inovadora, que é um dos grandes caminhos para o futuro do Paraná”, explicou Zaki Akel, reitor da UFPR, que deixa o cargo nesta segunda-feira.

O Quadrilátero tem entre as suas principais atribuições realizar atividades colaborativas, especialmente em pesquisa e inovação, com cooperação técnica e científica entre as universidades para a execução de projetos de desenvolvimento.

O documento foi firmado por Zaki Akel, pelo reitor da PUC-PR, Waldemiro Gremski, pela vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, por José Pio Martins, reitor da UP. “Este é um dia memorável; é, simbolicamente, o maior acordo já feito entre as universidades”, frisou o reitor da PUCPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]