• Carregando...
Priscila Huber acredita que cursos específicos em alta na área de Educação Física. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Priscila Huber acredita que cursos específicos em alta na área de Educação Física.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Sem bobeira

Confira algumas dicas para acertar na escolha da especialização:

- Para a coordenadora de Pós-Graduação a Distância da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Luciane de Paula Soutello Koetz, como primeiro passo, o aluno deve fazer uma avaliação do seu perfil e de suas aspirações profissionais. "Não há como escolher um curso de especialização sem ter traçado o que se espera com o curso." As dicas na hora da escolha do curso são: definir a área de interesse; avaliar se o conteúdo abordado no programa do curso atenderá às suas necessidades; ler informações sobre a descrição do curso: metodologia, carga horária, sistema de avaliação a aprovação, corpo docente; e pesquisar a credibilidade da instituição.

- Segundo o pró-reitor Mário Sérgio Mantovani, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para qualquer área, "a melhor dica é procurar um curso moderno, antenado às novas tecnologias e aberto à diversidade de pensamentos e formação. A procura por instituições de reconhecimento nacional e internacional é fundamental para a garantia de qualidade".

- O diretor-executivo Management da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mario Couto Soares Pinto, aposta nos MBAs. "Para quem quer fazer cursos mais rápidos, que aliem a teoria com a prática, sugiro os programas de MBA, que têm uma inserção de mercado excelente."

Guia de Pós

Se você está pensando em fazer uma especialização ou partir para um MBA, mestrado ou doutorado, logo terá nas mãos o novo Guia de Pós da Gazeta do Povo. Um levantamento detalhado sobre mais de 3 mil cursos lato e stricto sensu ofertados em 45 municípios do Paraná está sendo feito para ajudar a sua decisão. A publicação estará encartada na Gazeta do dia 16 de fevereiro. Não perca!

  • Nicole Medeiros Garcia quer fazer uma pós em Marketing e comunicação Empresarial para garantir conhecimentos aprofundados na área.
  • Helton Moreira faz MBA em Gestão da TI para se atualizar.

Terminar uma graduação é sinônimo de grande conquista, mas não é mais um diferencial, sobretudo, diante de um mercado de trabalho competitivo em evolução. A busca pela especialização é uma exigência cada vez maior que gera dúvida entre estudantes e recém-formados, pois, nos últimos anos, os cursos de pós-graduação se multiplicaram e ficaram mais específicos. Segundo especialistas, o perfil dos estudantes mudou e o perfil do mercado também. Mas, afinal, qual curso escolher?

Na concepção do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Mário Sérgio Mantovani, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que oferece mais de 200 cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, as especializações tendem a ficar cada vez mais específicas. "A UEL aposta em cursos específicos exclusivos no Paraná. É uma tentativa de criar um diferencial e uma identidade para ser referência única." Mantovani defende que profissionais generalistas perdem oportunidades no mercado de trabalho.

A dica do professor Mario Couto Soares Pinto, diretor-executivo Management da Fundação Getulio Vargas (FGV), é escolher o curso de acordo com interesses pessoais aliados aos do mercado. "Os cursos mais abrangentes, como os de gestão e MBA, ainda são os mais procurados, pois existem profissionais que precisam adquirir uma visão ampla nas suas áreas. Já os cursos mais especialistas e temáticos, que explodiram nos últimos anos e estão em alta, servem para suprir uma demanda específica do mercado brasileiro, como os cursos nas áreas automotiva, de energia, tecnologia, moda, engenharias, entre outros", explica o professor.

Segundo ele, a FGV, que conta com mais de 130 cursos de especialização presenciais e a distância, observou nos últimos anos o crescimento de matriculados nos MBAs on-line e nos cursos de gestão. "A fundação mapeia o mercado e identifica quais áreas precisam de cursos para suprir demandas em todo o país", acrescenta Pinto.

Cargo

A coordenadora de Pós-Graduação a Distância da Universidade Norte do Paraná (Unopar), professora Luciane de Paula Soutello Koetz, explica que a opção por um curso de pós depende do cargo que o profissional ocupa. "A escolha pode ser variável. Em muitos casos, a exigência do mercado é por profissionais pós-graduados em áreas específicas, no entanto, essa exigência vai modificando à medida que o profissional assume postos mais elevados, o que exige conhecimentos multidisciplinares e mais abrangentes", esclarece a coordenadora. Luciane ainda lembra que a Unopar tem mais de 60 cursos de especialização e os mais procurados são os das áreas de Administração e Educação.

Formação abrangente também tem espaço no mercado

Aluno de um MBA em Gestão da Tecnologia da Informação (TI), Helton Lopes Moreira, 31 anos, começou o curso logo após o fim da graduação. Ele acredita que cursos abrangentes são mais interessantes. "O mercado de trabalho é muito dinâmico e rotativo, por isso, caso os estudantes optem por um curso muito específico por necessidade dentro de uma empresa, em uma nova oportunidade de trabalho, essa qualificação pode não ser bem aproveitada."Sempre ligado à tecnologia, Helton escolheu fazer pós em Gestão de TI para "desenferrujar" os conhecimentos. "Desde criança sempre fui muito ligado à área de informática e tecnologia. No ensino médio, fiz curso técnico em Processamento de Dados e me formei em Administração. Depois resolvi fazer o MBA para me atualizar na área", conta.

Aprofundamento

Na opinião da recém-formada em Relações Públicas Nicole Medeiros Garcia, 21 anos, a graduação foi muito abrangente e apenas deu "pinceladas" em algumas áreas, por isso ela tem a necessidade de se especializar. "Quero fazer uma especialização em Marketing e Comunicação Empresarial, área que pretendo trabalhar futuramente. Apesar de ter tido um ano dessa matéria, depois que pesquisei os conteúdos de uma pós em Marketing, cheguei à conclusão que tenho muito mais coisa para aprender."

Já a bacharel em Educação Física Priscila Huber, 21 anos, que trabalha com aulas de natação e hidroginástica em uma academia, comenta que na sua área o que vale mais são os cursos específicos. "Na Educação Física, os cursos específicos estão em alta, como pilates e aulas de ginástica. De acordo com as minhas ocupações e pretensões atuais, quero fazer uma especialização na área de treinamento funcional", diz. (AD)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]