• Carregando...

A Universidade Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), duas das principais instituições de ensino do planeta, fecharam parceria para oferecer versões on-line de algumas disciplinas de seus cursos de graduação presenciais. A nova plataforma, a edX, tornará disponível conteúdos das duas universidades gratuitamente. Os alunos que completarem os cursos receberão certificado de domínio e nota, mas sem crédito oficial.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, a partir de setembro, o edX já oferecerá cinco cursos, e as inscrições serão abertas em junho. As disciplinas serão estruturadas por vídeos, testes online, tira-dúvidas, ranking de perguntas e laboratórios web, seguindo o ritmo de aprendizado dos estudantes. Tanto o MIT quanto Harvard participarão igualmente da direção da organização sem fins lucrativos que controlará a plataforma. A princípio, as duas universidades investirão US$ 30 milhões cada uma.

O primeiro presidente da edX é o diretor do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, Anant Agarwal. Agarwal é também o responsável pelo desenvolvimento do MITx, projeto de aprendizagem online e protótipo da plataforma edX. Por Harvard, o diretor da Faculdade de Artes e Ciências, Michael D. Smith, terá a função de incentivar professores e pesquisadores a oferecer cursos online.

A intenção das universidades é fazer com que a plataforma seja mais que uma comunidade global online, agregando outras instituições. Para tanto, o edX foi construído como software livre, possibilitando que universidades e pesquisadores acrescentem sugestões tecnológicas. Além disso, MIT e Harvard usarão o edX para pesquisar como os alunos aprendem e como a tecnologia pode facilitar o ensino.

A parceria entre as duas universidades não é exclusiva no campo do ensino online. No mês passado, as Universidades de Stanford, Berkeley, Princeton, Michigan e da Pensilvânia anunciaram a criação de uma companhia sem fins lucrativos e com capital de US$ 16 milhões, a Coursera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]