• Carregando...
 | Benett
| Foto: Benett

Cuidado

Os estudantes que contam com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) ou os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem ser muito cuidadosos com o risco de acumular dependências. Ambos os programas exigem um aproveitamento acadêmico de pelo menos 75% em cada período, sob pena de cancelamento do benefício.

Dicas

Confira algumas medidas simples que ajudam a evitar ou amenizar o drama das dependências:

Procure saber o limite de faltas que a disciplina aceita e anote a quantidade de faltas que tem. Não há como mudar o número de ausências, então, estourar o aceitável costuma ser fatal.

Esforce-se para manter um bom diálogo com seus professores, inclusive naquelas matérias em que você vai mal. Quando o problema é nota, mostrar interesse pela recuperação é essencial para negociar atividades extras que podem salvar o período.

Se não teve jeito e você caiu mesmo em dependência, agende uma conversa com o coordenador do curso. Geralmente, ninguém entende mais da grade curricular do que ele. O coordenador pode ajudá-lo no planejamento e na escolha das disciplinas a serem cursadas.

Instituições privadas têm políticas diferentes na hora de cobrar pelas disciplinas reprovadas. Algumas exigem o valor integral das aulas, outras dão desconto e outras só cobram a mais numa segunda reprovação. Informe-se para não levar um susto nas mensalidades do período seguinte.

Seja por notas insuficientes ou pelo excesso de faltas, todo universitário teme cair em "DP", como são chamadas as disciplinas pendentes ou dependências. Por mais que a repetência na faculdade seja vista de forma bem menos negativa do que na educação básica, refazer uma matéria envolve gasto extra em tempo, dinheiro e exige estratégia para não estender demais o tempo na universidade.

A maioria das instituições permite que o aluno curse a disciplina que reprovou a qualquer momento do curso, contanto que consiga encaixá-la na grade curricular. O problema é quando algumas matérias servem de base e pré-requisito para as que serão dadas nos períodos seguintes, como Cálculo I e Cálculo II. Uma conversa com o coordenador do curso pode ajudar a fazer a escolha certa na hora de priorizar uma disciplina no lugar de outra.

A professora Irene Prestes, do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, lembra que a dependência não é uma punição da faculdade, mas um direito acadêmico do qual o aluno não pode ser privado. "É como uma segunda chamada. Se ele não conseguiu o aproveitamento médio esperado, o aluno tem outra oportunidade de se apropriar desse conhecimento", diz.

Segundo Irene, se compararmos com o que ocorre nos ensinos médio ou fundamental, casos de constrangimento por reprovar numa disciplina são bem menos frequentes na universidade, já que a circulação dos estudantes por turmas diferentes é comum e ocorre por vários motivos. Além disso, muitas vezes nem os professores sabem quem faz dependência e quem é aluno regular em determinada sala.

Experiências

Estudar além do horário normal de aula e até nos fins de semana, foi esse o preço pago por Hernando Santana Pinto, por ter ficado com duas "DPs" no primeiro ano de faculdade. A preferência por matérias técnicas, em detrimento das teóricas, foi o que lhe custou as horas a mais no curso de Análise de Sistemas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Hoje, já formado e atuando na área, Hernando diz que a experiência teve seu lado positivo. "Acabei aprendendo a me esforçar mais, principalmente nas áreas não técnicas, nas quais eu tinha maior dificuldade", diz.

Para Carlos Eduardo Anzzolin, estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná, o acúmulo de dependências foi fruto de algumas escolhas difíceis. Trabalhando em período integral desde o terceiro semestre de faculdade, a rotina intensa dificultou o acompanhamento dos conteúdos e fez com que adiasse a formatura em pelo menos um ano. "Foi preciso escolher. Em determinados momentos eu realmente tive que focar no meu trabalho", conta.

>>> E aí, muitas dependências? O que você está fazendo para se livrar delas? Deixe o seu comentário!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]