• Carregando...
Maureen se formou em Bacharelado de História e está fazendo as disciplinas deLicenciatura para ter mais opções de trabalho | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Maureen se formou em Bacharelado de História e está fazendo as disciplinas deLicenciatura para ter mais opções de trabalho| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Compare

O curso de Educação Física da PUCPR oferece as duas possibilidades de formação. Confira algumas das disciplinas em comum e o que é exclusivo de cada modalidade:

ComunsSão as disciplinas básicas que fornecem os fundamentos para o profissional que irá trabalhar com atividades físicas, independentemente do local de atuação.

- Biologia Aplicada à Educação Física- História e Epistemologia da Educação Física- Fisiologia Geral- Crescimento e Desenvolvimento Humano

BachareladoEspecíficas para quem vai avaliar pessoas e prescrever exercícios em academias e clubes. A terceira é sobre a relação das atividades físicas com a saúde, voltada mais para a área da pesquisa.

- Ginástica de Academia- Exercícios Resistidos- Epidemiologia da Atividade Física

LicenciaturaPara quem vai dar aulas é preciso conhecer como é a organização do ensino no Brasil e também como transformar os fundamentos da área em metodologias para a sala de aula.

- Fundamentos do Ensino e da Aprendizagem- Prática Profissional- Fundamentos da Educação e Organização e Gestão da Escola

  • Priscila Bezerra é formada em Bacharelado em Educação Física e agora também faz a licenciatura

Em grande parte das universidades, cursos como His­­tória, Geografia, Ciências Biológicas e Matemática apre­sentam duas opções para o vestibulando: bacharelado ou licenciatura. As diferenças entre esses tipos de graduação podem parecer poucas, mas o objetivo de cada formação é bastante diferente. "A licenciatura habilita o aluno para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio e por isso traz disciplinas específicas de educação para formar o professor. O bacharelado forma o profissional e pesquisador da área", explica Carmem Silva, pró-reitora acadêmica da Univer­sidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Para os cursos que não fazem parte da educação básica como Ciências da Computação, Design, Biomedicina, Direito e Enge­nha­rias, não há a opção pela licenciatura, e os currículos estão focados no bacharelado, que forma o aluno para o mercado de trabalho e para a carreira acadêmica. Além dessa diferença básica, existem outras no decorrer do curso e, quando há a possibilidade de escolha entre as duas modalidades, o aluno deve pensar bem qual será o seu foco de formação e seus objetivos no mercado de trabalho.

Disciplinas e estágiosOs currículos das duas modalidades no mesmo curso são parecidos, com várias disciplinas em comum. Porém, ao longo dos semestres são incluídas matérias específicas para cada habilitação e o aluno vai direcionando sua formação e sua futura atuação profissional. "Na licenciatura existem disciplinas pedagógicas, como Fundamentos da Educação, Organização e Gestão da Escola, Didática e Metodologia do Ensino, Específicas de cada área", exem­­plifica a diretora de graduação da Pró-Reitoria Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Sirley Terezi­nha Filipak.

Outra disciplina que passou a ser obrigatória nos cursos de licenciatura é a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pois ela é essencial para a inclusão de alunos especiais, que será explorada logo no estágio obrigatório nas escolas.

Falando em estágio, o futuro licenciado realiza durante o curso a prática profissional em sala de aula, para que comece a se familiarizar com a área. Ele atua primeiramente como observador do professor, depois como assistente e também criando projetos e metodologias de ensino e avaliação.

Nos cursos de bacharelado, a atenção está voltada para a pesquisa e o aluno encontra disciplinas que abordam metodologia da pesquisa científica, laboratórios práticos de pesquisa e também algumas disciplinas de gestão. Os estágios podem ser feitos em empresas e outras instituições que atuem no mercado profissional.

Em relação ao trabalho de conclusão de curso, o TCC, cada universidade pode definir seus próprios critérios. Na maioria das instituições, porém, ele é obrigatório para as duas modalidades, apenas com o direcionamento da pesquisa para cada habilitação.

Dupla formação

Pelo fato de os cursos de licenciatura e bacharelado terem o currículo semelhante, com muitas disciplinas em comum, alguns alunos optam por ficar um tempo a mais na faculdade e complementar sua formação também na outra modalidade. "Muitos fazem a escolha pela dupla formação porque, com apenas mais algumas disciplinas, em dois ou três semestres, conseguem a graduação na outra modalidade. Isso aumenta as possibilidades de atuação no mercado de trabalho", explica Regina Maria Michelotto, coordenadora de Políticas de Formação de Professores da Universidade Federal do paraná (UFPR).

Exemplo disso é o caso de Maureen Javorski, de 24 anos, que se formou no Bacharelado de História na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e agora está fazendo as disciplinas de educação. "Percebi que me formando também na licenciatura poderia ter mais oportunidades no mercado de trabalho, como em concursos para ser professora ou em escolas particulares", conta. Atualmente ela trabalha como voluntária no Museu Paranaense, fazendo o trabalho de gestão documental e pesquisa em História, mas logo pretende dar aulas.

Para Priscila Bezerra, de 22 anos, formada em Bacharelado em Educação Física pela PUCPR, a opção por também fazer a licenciatura veio para complementar o currículo, mas ela não pretende abandonar as pesquisas. "Fiz estágio na área de recreação, aulas de ginástica e também participei de grupos de pesquisas na faculdade. Agora estou fazendo a licenciatura para ter uma base sobre didática em sala de aula, pois também comecei o mestrado e pretendo dar aulas no ensino superior", detalha.

Independentemente de qual seja a opção, os formados nas duas modalidades podem continuar sua trajetória acadêmica. "Os egressos dos bacharelados e das licenciaturas podem dar continuidade aos seus estudos em cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Podem também lecionar no ensino superior desde que tenham, no mínimo, especialização", diz Sirley.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]