PUBLICIDADE
Espaço do leitor

Cartas

Planejamento financeiro

Além de xerox,materiais e livros (Vestibular, 28 de julho), fazer faculdade exige também gastos com transporte e alimentação todos os dias! Uma faculdade pública nem sempre é sinal de economia; claro, em relação à faculdade privada é diferente. Este ano prestarei vestibular para Medicina apenas na UFPR como experiência, pois irei para o exterior no ano seguinte. Motivo? Dinheiro. Afinal, para ficar sem trabalho até o 5° período de Medicina é necessário ter estabilidade para manter as despesas tanto de casa quanto da faculdade.

Cecilia Yoko Yamasaki, vestibulanda, por e-mail.

* * * * * * *

Biomedicina

Na matéria sobre Biomedicina (Vestibular, 28 de julho) está escrito que as duas faculdades em Curitiba que oferecem o curso, a Tuiuti e a Pequeno Príncipe, não foram reconhecidas pelo MEC. Isso está errado: é só entrar no site do MEC que estão lá os dois cursos, reconhecidos, e ainda a Unibrasil, que também oferece o curso de Biomedicina, com reconhecimento. Eu faço Biomedicina nas Faculdades Pequeno Príncipe e antes de entrar na instituição, a primeira a ter implantado o curso aqui em Curitiba, eu entrei no site do MEC para ver se estava tudo certo, e essas três faculdades são reconhecidas pelo MEC sim.

Yasmin Amorim, universitária, por e-mail.

* * * * * *

Resposta da redação

Os cursos de Biomedicina da Tuiuti e das Faculdades Pequeno Príncipe receberam do Ministério da Educação (MEC) apenas a autorização para o seu funcionamento, ato formal que permite o início da implantação de uma graduação. O reconhecimento, segundo o MEC, deve ser solicitado pelas instituições de ensino quando houver decorrido pelo menos um ano do início do curso e até a metade do prazo para sua conclusão. O reconhecimento é uma espécie de atestado da qualidade da graduação e permite que ela emita diplomas com validade nacional (as próprias faculdades e universidades divulgam a situação dos cursos em seus sites). Segundo a diretoria das Faculdades Pequeno Príncipe, o pedido de reconhecimento do curso deve ser encaminhado ainda nesse semestre. A Tuiuti informou que já fez a solicitação e aguarda resposta do MEC. A matéria, em nenhum momento, disse que apenas a Tuiuti e as Faculdades Pequeno Príncipe oferecem o curso de Biomedicina em Curitiba. O texto deixa claro que essas são apenas algumas das 12 instituições do Paraná que ofertam a graduação.

* * * * * * *

Elogio

Quero manifestar meus sinceros elogios pela qualidade da Gazeta do Povo, principalmente no que diz respeito aos vestibulares. Na minha opinião considero o caderno Vestibular da Gazeta do Povo o melhor do país. Assino Folha de S.Paulo e Veja, conheço jornais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul etc. e com certeza a Gazeta do Povo é bem superior por estar “antenada” com os vestibulares e seus assuntos.

Pedro Márcio Theverson Rodrigues, por e-mail.

* * * * * *

Comente as reportagens do caderno Vestibular ou envie sua sugestão de pauta para o e-mail vestibular@gazetadopovo.com.br

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO