• Carregando...
 | Arte/Gazeta do Povo
| Foto: Arte/Gazeta do Povo

Últimas dicas

Confira o que pode ajudá-lo nesses últimos dias que antecedem a prova e na hora de encarar as linhas em branco:

> Fique ligado nas notícias, leia o jornal e revise as características dos gêneros de texto.

> É preciso levar para a 2ª fase: documento de identidade, comprovante de ensalamento, caneta com tinta preta (esferográfica com escrita grossa), lápis ou lapiseira e borracha.

> Leia a prova com tranquilidade e identifique os gêneros textuais, mantendo a temática de acordo com as características de cada um. Os professores entrevistados apostam que os gêneros que não devem faltar desta vez são: resumo, opinião, carta, transposição e narrativa. Um dos textos deve ter como referência uma das obras da lista de leitura obrigatória.

> Agora é a hora mais importante de seguir o velho conselho: "letra legível, por favor".

> Use as informações do rascunho para escrever a lápis na folha de prova. Se estiver tudo certo, passe a caneta por cima e dê uma última e rápida lida para ver se não escaparam acentos ou vírgulas.

Nos dias 11 e 12 de dezembro, 15.093 estudantes encaram a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois da prova de Conhecimentos Gerais, chegou a vez dos exames específicos e de Compreensão e Produção de Textos. No próximo domingo, todos os candidatos remanescentes no processo terão de responder até sete questões discursivas. No dia seguinte, as provas – com exercícios direcionados para cada curso – continuam para os vestibulandos de 34 graduações.

Nos dois dias, as provas começam às 14 horas. Os organizadores lembram que os portões serão fechados às 13h30, desclassificando os candidatos atrasados. A prova de redação, no domingo, terá 4h30 de duração. Foram cinco questões no último concurso, o que deve se repetir neste ano. Entre as propostas de texto que podem ser pedidas, as apostas de professores se direcionam para um resumo, uma análise (sobre uma charge, poesia ou tira), um texto de opinião, uma carta e uma transposição.

Segundo Wallace Stocco Martinez, professor de Língua Portuguesa e Redação dos colégios Expoente e Correta, o estudante precisa estar muito atento a cada um dos gêneros pedidos. "Se for um resumo, não pode acrescentar informações novas. Na análise, o que vale é captar a intenção do autor. O texto de opinião geralmente vem acompanhado de um texto-base sobre algum assunto da atualidade. Aí, o candidato tem de se posicionar sobre esse tema", afirma.

A proposta da UFPR para a redação é bem diferente do modelo adotado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , lembra Cleuza Secato, professora de Redação do Colégio Bom Jesus. Na Federal, os textos são curtos, de diversos gêneros. "O resumo, por exemplo, jamais deixou de aparecer nos processos [anteriores]. No caso da carta, é importante apresentar todos os elementos, vocativo adequado e despedida. E na transposição de discurso, se é para passar do discurso direto para o indireto, é preciso mostrar que tal pessoa está declarando as informações", diz.

Sem desespero

Na reta final, não adianta se desesperar. Agora é hora de praticar o que foi aprendido, segundo Mauro Sérgio da Cunha, professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura do Colégio Estadual do Paraná (CEP). "Não existe fórmula mágica. Este é o momento do aluno treinar para que tenha confiança no conhecimento que adquiriu durante o período de estudos", afirma.

Quem quer chegar à prova mais confiante não pode ficar alheio às notícias. Discuti-las com amigos também ajuda a organizar os pensamentos e a abrir a cabeça para outras opiniões. "É bom prestar uma atenção especial às ocorrências da Primavera Árabe, na nova relação de poder da mulher no Brasil e também na relação entre a tecnologia e as revoluções no mundo", diz Cunha.

De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, o resultado final do processo seletivo deve ser divulgado no dia 6 de janeiro, dependendo do cumprimento do prazo de divulgação do Enem, previsto para 4 de janeiro.

Serviço

>>> O comprovante de ensalamento da segunda fase do vestibular da UFPR já está disponível no www.nc.ufpr.br/index2.htm

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]