• Carregando...
Professores do Dom Bosco e do Acesso fazem a correção das provas específicas para a Gazeta do Povo. | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Professores do Dom Bosco e do Acesso fazem a correção das provas específicas para a Gazeta do Povo.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
  • Professores do Curso Acesso se reuniram para resolver as provas específicas da UFPR
  • Professores do Dom Bosco respondem as questões das provas específicas da UFPR

Professores dos cursos Acesso e Dom Bosco confirmam o que os candidatos puderam constatar nas provas da 2.ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As provas de Química e Matemática foram apontadas como as mais complexas pelos docentes, que resolveram e comentaram todas as questões para a Gazeta do Povo.

Para o professor de Química do curso Dom Bosco Oswaldo Gallego Campos, algumas questões pareciam ser de nível superior e não estariam focadas no ensino médio. "Foi uma prova muito difícil, de nível bastante elevado", afirmou.

A prova de Matemática também impressionou o professor Neusarth Moraes, docente da disciplina no Dom Bosco. "Alunos que tiveram uma preparação mediana devem ter tido uma grande dificuldade", afirmou. Segundo Moraes, a dificuldade dessa prova foi "infinitamente superior" ao que se viu na primeira fase.

A prova de Matemática foi a que teve o maior número de candidatos, já que vários cursos a incluem entre as provas específicas. Ao todo, 4.373 estudantes responderam as questões da disciplina. Além das Engenharias, os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Física também exigem aprovação na prova de Matemática.

O professor de Biologia do curso Acesso, Ivo Lessa Filho elogiou a prova. "Muito bem elaborada, cobrando conhecimentos que vão além daquele modelo apostilado." Na prova de História, no entanto, foi notada a falta de mais questões analíticas. "A prova cobrou conhecimento pontual de todos os assuntos, com pouca análise", destacou o professor Júlio Cezar, também do Acesso.

Na prova de Geografia, segundo o professor Arno Boing, do Dom Bosco, o tema ambiental foi predominante. Das dez questões apresentadas, cinco tinham relação com ecologia.

Na prova de Filosofia não houve grandes surpresas. "As questões foram centradas nas obras dos autores propostos: Aristóteles, Descartes e Nietzsche", disse o professor de Filosofia do Dom Bosco, Rafael Hauer.

Veja aqui as provas de Biologia, Química, Física, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Arquitetura e Design.

Confira abaixo as questões resolvidas e comentadas.

Física 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Matemática 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Química 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Biologia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Geografia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

História 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sociologia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Filosofia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Arquitetura 1 2 3

Design 1 2

Confira abaixo os vídeos com os comentários dos professores dos cursos Acesso e Dom Bosco sobre as provas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]