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Com base na divulgação dos resultados do Enem 2009, a prova de redação ganhou peso maior na composição da média do exame. De acordo com o professor de Redação e Literatura Marlus Geronasso, que participou das bancas correcionais do Enem no ano passado, isso ocorreu principalmente porque o exame passou a ter uma importância maior. Desde o ano passado, o Enem ganhou um novo formato e serve para selecionar estudantes que irão ocupar as vagas de universidades federais em todo o país.

De acordo com Geronasso, a redação chegava a ser negligenciada por estudantes paranaenses, principalmente porque não é usada na composição da nota da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Na nova realidade do Enem fazer uma boa redação significa incrementar sua pontuação e literalmente disputar uma vaga pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada]", ressalta.

O professor usa como exemplo a pontuação obtida pelo Colégio Estadual Rural Professor Estanislau Wrublewski, de Cruz Machado, que teve um ganho de 98,1 pontos por causa do resultado obtido na média da Redação.

Nas questões objetivas o colégio obteve 467,5. Mas na média geral ficou com 565,6 pontos. O aumento na nota geral também foi verificado na Universidade Federal Tecnológica (UTFPR), que conquistou a maior nota no Paraná. A média geral da UTFPR foi de 717,79 – 8,49 pontos a mais do que os 709,3 obtidos nas questões objetivas. "Não são exceções, pois a maioria das escolas também aferiu acréscimo se obteve uma boa nota na redação", diz.

Na opinião do professor, as escolas precisam trabalhar ainda mais as habilidades e competências cobradas no Enem, especificamente no que se refere à produção de texto. Para Geronasso é indispensável o domínio da norma culta, compreensão da proposta de redação, bem como a seleção e organização de argumentos.

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