• Carregando...
 | Gilberto Yamamoto / Gazeta do Povo
| Foto: Gilberto Yamamoto / Gazeta do Povo

Literatura

Os professores Tiago Fonseca, do Colégio Novo Ateneu, e Élio Antunes, do curso Expoente, destacam alguns aspectos que merecem atenção nas obras literárias cobradas pela UFPR:

Inocência, de Visconde de Taunay: atenção à idealização romântica e à preocupação do autor em descrever paisagens e a cultura sertaneja com fidelidade.

Anjo Negro, de Nelson Rodrigues: a sexualidade tem papel fundamental na obra e o autor parece preocupado em perturbar o leitor por meio dela, chamando atenção para a hipocrisia na sociedade.

A Última Quimera, de Ana Miranda: o romance sobre a vida de Augusto dos Anjos pode trazer comparações entre o livro e as obras do autor.

Lucíola, de José de Alencar: a protagonista tem dois nomes, o que remete à ambiguidade de comportamento que a caracteriza como prostituta e santa.

Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena: a obra faz críticas sociais e políticas que podem ser relacionadas ao contexto da época.

O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha: é o primeiro romance com temática homossexual da literatura brasileira. Como romance naturalista, explora a animalização dos personagens.

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos: embora o autor seja ligado ao barroco brasileiro, as sátiras dele são uma herança direta das cantigas satíricas medievais.

Urupês, de Monteiro Lobato: a decadência do meio rural no interior de São Paulo é o tema central da coletânea de contos e crônicas.

Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade: o poema "A máquina do mundo" estabelece diálogo com Os Lusíadas, de Camões.

Fogo Morto, de José Lins do Rego: a obra pode vir relacionada com A Última Quimera por terem relação com a crise dos engenhos de açúcar.

História

De acordo com o professor Jully Mar Santos, do curso Decisivo, alguns temas são recorrentes no vestibular da UFPR, como o sistema colonial e suas contradições, a independência do Brasil, o segundo reinado, o coronelismo e o populismo. Também é possível que os organizadores da prova queiram aproveitar a onda de protestos feitos em junho para resgatar fatos semelhantes, como as passeatas ocorridas em 1968 e o movimento dos caras-pintadas. Em relação à História Geral, Santos destaca a ordem religiosa do papa Francisco, eleito chefe da Igreja Católica em abril. Os jesuítas foram fundamentais para a formação de uma cultura religiosa em toda a América Latina no período colonial.

Geografia

A prova de Geografia costuma contar com um núcleo de temas sempre cobrados pela UFPR, diz o professor Marcos De Franco, do curso Decisivo. As mudanças climáticas e o desenvolvimento de energias renováveis estão entre os assuntos clássicos. Na geopolítica, a tensão na Síria – com a ameaça de invasão norte-americana – tem chance de cair, contextualizada com outras invasões, como a do Iraque, do Afeganistão ou da Líbia. O problema das armas químicas e nucleares também pode aparecer.

Química

Termoquímica e equilíbrio químico são, estatisticamente, os temas mais cobrados pela UFPR, diz o professor Antônio Marangon, do Colégio Bom Jesus. Conhecimentos sobre a tabela periódica também devem estar presentes no exame. Química orgânica é outro assunto recorrente, cobrado normalmente em duas questões. "Uma para identificar as funções químicas dos compostos e a outra sobre algum tipo de reação orgânica", diz. Marangon acrescenta que, nas últimas edições do vestibular, algumas questões exigiram a interpretação de gráficos e tabelas. "É bom estar com a matemática básica afiada, pois a regra de três é fundamental na Química."

Biologia

Questões de parasitologia são recorrentes. Cabe ao aluno revisar as principais viroses, bacterioses, protozooses e verminoses, diz o professor Geraldo Cardoso Sobrinho, do Colégio Bom Jesus. A Citologia pode aparecer com abordagens sobre o modelo de membrana, fotossíntese, respiração e divisão celular. Quanto à Botânica, o professor recomenda atenção nas diferenças entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. O professor aposta ainda em pelo menos uma questão sobre fisiologia humana, provavelmente relacionada à genética.

Português

As questões de Língua Portuguesa focam na interpretação de texto, diz a professora Eliane Regina dos Santos Viture, do Colégio Marista Paranaense. Segundo ela, são comuns questões do tipo verdadeiro/falso ou que peçam uma sequência mais coerente a uma frase apresentada. Também costumam aparecer enunciados para transcrever uma frase coloquial segundo a norma culta. Quanto às questões de Literatura, costuma-se haver referência ao enredo de uma das obras exigidas associada à escola literária do autor, ao contexto político ou a características gerais da sociedade na qual a obra foi escrita.

Matemática

De acordo com o professor Cláudio Amálio de Souza, do curso Expoente, a prova de Matemática da UFPR costuma interligar diferentes assuntos nas questões. Para ele, é provável que sejam cobrados análise combinatória e probabilidade, progressão aritmética e função afim, progressão geométrica, função exponencial e cálculo de área e volumes.

Física

A prova de Física costuma associar áreas distintas em uma mesma pergunta, diz o professor Paulo Lee, do curso Expoente. Suas apostas são eletricidade e termologia, planos inclinados com e sem atrito, cinemática e dinâmica dos movimentos circulares, conservação e dissipação de energia mecânica.

Confira seu local de prova: UFPR divulga ensalamento para o vestibular

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]