• Carregando...
 | Felipe Lima / Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Lima / Gazeta do Povo

De olho nos nomes

Uma dica importante para os vestibulandos é prestar atenção no nome dos personagens. A professora Claudia Cecília Correa Pedroso explica que cada um desses nomes tem um significado. "Eles retratam a personalidade de cada um", diz. Clemência, por exemplo, foi dado em referência a uma cena em que ela bate, sem piedade, nos escravos que moram na sua casa. Negreiro faz referência à atividade desempenhada pelo traficante de escravos. Pode parecer um detalhe, mas é, segundo os professores, mais uma característica da obra que demonstra a preocupação do autor em criticar a sociedade brasileira do século 19.

Estrutura

Por ser uma peça de teatro, a história é contada por meio de diálogos. Tudo se passa em um único ato, na sala da casa de Mariquinha. Além dessa obra, existe mais uma peça na lista dos livros indicados pela UFPR: Anjo Negro, de Nelson Rodrigues.

O autor

Luís Carlos Martins Pena é um autor do Romantismo conhecido por escrever peças de teatro. O ano em que foi publicado Os Dois ou o Inglês Maquinista é desconhecido, já que os originais nunca foram encontrados. Estima-se a obra tenha sido escrita por volta de 1840.

Uma peça de teatro romântica que usa sutilmente o humor para criticar os costumes da sociedade brasileira do século 19. Essa é a essência da obra Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena, que está na lista de obras indicadas para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo segundo ano consecutivo.

O enredo conta a disputa entre dois homens pela mão de Mariquinha, uma moça rica, com um grande dote. De um lado está Negreiro, um traficante de escravos, e, do outro, Gainer, um inglês que precisa de dinheiro para bancar um projeto que considera revolucionário. Ambos buscam convencer a mãe da moça, Clemência, de que são os melhores partidos. No meio da disputa está o primo de Mariquinha, Felício, com quem ela compõe o casal romântico da obra.

Embora o livro faça parte do Romantismo – com um desfecho que tem todas as características de uma obra romântica –, os personagens são descritos com uma pitada de humor e de forma caricata, não exatamente como os personagens românticos tendem a ser idealizados. De acordo com a professora de Literatura Claudia Cecília Correa Pedroso, do Colégio Bom Jesus, eles representam problemas da sociedade da época, como o tráfico de escravos e a ganância dos estrangeiros, que enxergam o Brasil como uma terra de oportunidades fáceis que pode ser explorada.

Personificação

Gainer é a personificação da exploração estrangeira. Ele quer se aproveitar dos recursos e do dinheiro das pessoas do Brasil para criar uma máquina revolucionária que pode transformar o boi em produtos. Já Negreiro representa a ambição e a desonestidade, pois trafica escravos ilegalmente com o apoio do governo brasileiro.

Porém, o professor de Literatura Gilberto Alves da Rocha, do Curso Acesso, lembra que, mesmo com esse lado crítico, o livro mantém a essência romântica, pois mostra o amor idealizado do casal Mariquinha e Felício e traz para o final um desfecho "milagroso", que salva a mocinha das mãos dos dois inescrupulosos.

INTERATIVIDADEComo estão os estudos?Qual seu livro preferido? Qual poderia estar fora da lista da UFPR? Deixe seu comentário abaixo.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Livros UFPR 2013 | 6:17

Confira os comentários da professora de literatura Gisele Thiel, do Colégio Sion, sobre a obra Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena, um dos livros que entrou para a lista do que será cobrado no vestibular da UFPR neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]