Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Recadastramento

Maringá e Londrina devem ser as próximas com sistema biométrico no PR

Por enquanto somente os eleitores da capital e de Balsa Nova votarão utilizando o sistema de identificação por impressão digital

12/09/2012 | 18:13 |
  • Comentários

Maringá e Londrina devem ser as próximas cidades paranaenses a adotar o sistema biométrico para identificação dos eleitores. No Paraná, somente os eleitores de Curitiba e Balsa Nova votarão pelo novo sistema. Nas eleições gerais de 2010 as urnas foram utilizadas em 60 cidades de 23 estados brasileiros. Este ano pelo menos 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 estados irão utilizar o sistema.

De acordo com o analista judiciário Julian Oscar Nascimento, da 192ª Zona Eleitoral, o recadastramento biométrico para Maringá já consta no orçamento do Fórum Eleitoral para o próximo ano, que foi encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). “No Paraná somente Curitiba e mais uma cidade da região metropolitana da capital usarão a biometria, agora a previsão é de Maringá e Londrina adote o sistema biométrico, pois já está no orçamento do Fórum”, disse Nascimento.

KIT BIO

Os chamados "Kit Bio" são compostos de uma maleta e uma pasta grande. Nelas cabem um computador portátil (laptop), câmera digital, scanner e um mini-estúdio fotográfico com assento. A tecnologia envolvida no "Kit Bio" permite a obtenção das digitais e da fotografia de maneira rápida e fácil, sem grandes dificuldades de manuseio pelo funcionário da Justiça Eleitoral. O scanner fará a leitura das impressões e um programa de computador corrigirá erros de posicionamento, foco e iluminação das fotos, automaticamente.

Uma campanha de esclarecimento deve ser realizada para informar sobre o novo sistema de identificação a partir de 2013.

Ainda conforme o analista judiciário, com a transferência do Fórum Eleitoral para o novo prédio que está em construção na região onde será o novo Centro Cívico de Maringá, na Zona 08, a atual instalação irá receber os guichês de recadastramento. “A ideia inicial é de acomodar cerca de 120 guichês para o recadastramento biométrico para atender os eleitores de Maringá. A expectativa é de atualizar até 80% do eleitorado”, afirmou Julian.

O TRE-PR confirmou que a verba para o recadastramento foi incluido no orçamento do Tribunal, mas que ainda aguardam a liberação do dinheiro pelo Tribunal Superior Eleitoral. A confirmação só deve acontecer após as eleições deste ano.


      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade