• Carregando...
 | Dr. Francisco Cunha Pereira
| Foto: Dr. Francisco Cunha Pereira
  • Primeira oficina de composição da Gazeta do Povo, em 1927
  • Baixe, em PDF, a capa da 1ª edição

Quando, em 3 de fevereiro de 1919, Benjamin Lins e De Plácido e Silva, imbuídos de um ideal paranista, lançaram o primeiro exemplar da Gazeta do Povo, colocaram para germinar a semente de um jornal que aspirava ser um porta-voz dos paranaenses e um bastião em prol das mais legítimas causas do estado. Esse compromisso, de forma marcante, foi destacado em editorial de primeira página já no número inaugural, quando enalteceu como primado "a defesa dos interesses gerais da sociedade, chamando a atenção de todos e de cada um para os assuntos que, direta ou indiretamente, nos interessam".

Passados noventa anos, renovado pela labuta diária, pela postura sempre independente e pelas inúmeras e vitoriosas campanhas de interesse público, o compromisso da Gazeta do Povo com o Paraná e sua gente continua indelével e presente no jornal que chega diariamente às mãos dos leitores. Na Gazeta do Povo, parte substancial da História recente foi contada por meio de notícias, análises e opiniões. Hoje, data da fundação, o jornal lança uma série especial de fascículos em que rememora os fatos mais importantes que foram notícia ao longo das nove décadas de existência da Gazeta do Povo.

Trata-se de um registro jornalístico histórico que é entregue a você, leitor, junto com a edição do dia, na expectativa de que seja uma leitura prazerosa e que ao mesmo tempo permita que se volte a tomar contato com os fatos que monopolizaram a opinião pública. Boa leitura!

Francisco Cunha Pereira Filho

Diretor-presidente da Gazeta do Povo

* * * * *

Leia mais

REGISTRO: Uma história em páginas tipografadas

RECORTES DA HISTÓRIA: Uma fantástica "cápsula do tempo"

ENTREVISTA: "Meu pai foi severo, mas generoso"

ENTREVISTA: Lembranças para a vida inteira

FUNDADORES: Do Nordeste ao Paraná

ESTRANGEIROS: Curitiba com ípsilonNÚMERO UM: A primeira edição

NOVA SEDE: De casa novaNOTÍCIAS NA HORA: No meio do caminho, uma pedra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]