Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Concurso

Edital para concurso de delegados fica pronto ainda em 2011, diz secretário

Secretário afirmou que 400 delegados devem ser chamados até o fim de 2014. O efetivo atual conta aproximadamente 200 profissionais

  • Gazeta do Povo
  • Atualizado em às
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O Paraná terá concurso público para a contratação de delegados. O edital do concurso deve ficar pronto em outubro ou novembro desse ano, de acordo com o secretário de Estado da Segurança Publica, Reinaldo de Almeida César, em entrevista à rádio Band News, nesta segunda-feira (19).

O secretário afirmou que 400 delegados devem ser chamados até o fim de 2014. O efetivo atual conta aproximadamente 200 profissionais. As contratações fazem parte do programa do governo do estado “Paraná Seguro”.

De acordo com os números apresentados por Almeida César, 270 dos 399 municípios do Paraná não têm delegados.

O orçamento de 2011 foi definido pelo governo de Orlando Pessuti (PMDB) e por isso o secretário conversa com a Assembleia Legislativa do Paraná para que possa haver o redirecionamento de recursos para a segurança. O investimento no programa - considerado de curto prazo - terá impacto financeiro de R$ 29,8 milhões nos cofres do estado neste ano.

O governo do Paraná anunciou, na última quarta-feira (14), a contratação de dois mil policiais militares, 695 policiais civis e a criação de dois novos Batalhões da Polícia Militar (BPM). Os policiais que serão contratados já foram aprovados em concurso.

Mudança no funcionamento das delegacias

Até o fim de outubro, os distritos policiais de Curitiba que não abrigam presos deverão funcionar 24 horas por dia, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). As delegacias abrangidas pela determinação, no entanto, ficarão abertas durante a madrugada apenas para registrar boletins de ocorrência. Na avaliação de delegados e sindicatos que representam a Polícia Civil, a medida é inviável e deve comprometer o trabalho de investigação.

A iniciativa vai ampliar o horário de atendimento de pelo menos seis distritos, que passarão a trabalhar em regime de plantão das 18 horas às 8 horas, além do horário comercial normal. São eles:2º Distrito Policial (Água Verde), 4º Distrito Policial (Boa Vista), 6º Distrito Policial (Capão da Imbuia), 7º Distrito Policial (Hauer), 10º Distrito Policial (Sítio Cercado) e 13º Distrito Policial (Tatuquara).

Apesar da proximidade do prazo, a Sesp ainda não soube informar o tamanho das equipes que farão esse trabalho, nem como serão as escalas. Para casos de investigações e prisões em flagrante, o plantão da Polícia Civil será mantido nos Centos Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), nos bairros Centro e Portão, que já operam 24 horas.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Especiais

  1. remuneração

    Novas tabelas elevam salário dos policiais

  2. Lição a 170 km/hora:  Tiago Schon Ribas aprendeu a tomar mais cuidado no volante, após sofrer um acidente em alta velocidade |

    Comportamento

    Medidas simples garantem mais segurança no trânsito

  3. Cinco bairros da capital concentram quase 50% do total de homicídios. Veja |

    Segurança pública

    Droga causa 77% dos homicídios

PUBLICIDADE