Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa

Governo envia projeto para contratar 2.260 policiais

  • Euclides Lucas Garcia
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Onze dias após o lançamento do Paraná Seguro, programa que promete reestruturar as forças de segurança do estado, o governo enviou ontem à Assembleia Legis­­lativa os primeiros projetos de lei sobre o tema. Um deles prevê a contratação ainda neste ano de 2.260 profissionais para a Polícia Civil, incluindo delegados e investigadores. O outro estabelece a criação do Fundo Especial de Segurança Pública do Paraná (Funesp). Para serem sancionadas pelo governador Beto Richa, as propostas precisam ser aprovadas em pelo menos três votações no Legislativo.De acordo com o Executivo, assim que a Assembleia aprovar o primeiro projeto, será aberto concurso público para a contratação de 360 delegados, 1,2 mil investigadores, 600 escrivães e 100 papiloscopistas – no fim de semana, o governo havia anunciado a chamada de 670 investigadores já aprovados em concurso. A medida, considerada de curto prazo, terá impacto financeiro de R$ 29,8 milhões nos cofres do Estado neste ano. Na justificativa da matéria, o governo afirma que o quadro da Polícia Civil é reduzido e não atende à demanda do serviço policial. "É imperioso que haja, no mínimo, dois escrivães de polícia para cada delegacia e, ao menos, um papiloscopista para proceder a coleta de impressões digitais nos locais de crimes e elaboração dos laudos periciais", diz o texto.

Já a outra proposta prevê que o Funesp substitua o Fundo de Modernização da Polícia Militar (FMPM), o Fundo Especial de Re­­equipamento Policial (Funres­­pol) e o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (Funcb). Pelo projeto, o Funesp vai incorporar as receitas dessas entidades, além de receber recursos como multas impostas pela Secretaria da Segurança Pública e inscrições de concursos públicos da pasta.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Especiais

  1. remuneração

    Novas tabelas elevam salário dos policiais

  2. Lição a 170 km/hora:  Tiago Schon Ribas aprendeu a tomar mais cuidado no volante, após sofrer um acidente em alta velocidade |

    Comportamento

    Medidas simples garantem mais segurança no trânsito

  3. Cinco bairros da capital concentram quase 50% do total de homicídios. Veja |

    Segurança pública

    Droga causa 77% dos homicídios

PUBLICIDADE