Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

story
Enkontra.com

ESPECIAL PATROCINADO

CREA-PR: Nova Engenharia Novo Brasil

Futuro da economia brasileira depende de inovação e tecnologia; assista

Para iniciar a retomada do crescimento, Brasil precisa trabalhar de forma inovadora, segundo vice-presidente da Fiep. Especialistas discutem estratégias na Gazeta do Povo; assista ao vídeo

Na opinião de especialistas, para alavancar  a produtividade, Brasil precisa de  inovação e tecnologia.  Tema está em pauta na nova Websérie Crea-PR. | Arquivo/Gazeta do Povo
Na opinião de especialistas, para alavancar a produtividade, Brasil precisa de inovação e tecnologia. Tema está em pauta na nova Websérie Crea-PR. Arquivo/Gazeta do Povo
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Não é de hoje que a competitividade do Brasil está em baixa. Entre 138 países, o Brasil é o 81º colocado ranking das economias mais competitivas do mundo, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado em 2016.

Entre os 12 indicadores avaliados, a inovação e a prontidão tecnológica são dois exemplos - essenciais para que o país aumente a produtividade para ganhar competitividade tanto no mercado interno quanto internacional, na opinião de especialistas.

“Para sairmos dessa crise, precisamos melhorar o aproveitamento de recursos, trabalhar de forma inovadora, com mais tecnologia, e diminuir imprevistos, para alcançar melhor rendimento, com menores custos e maior rentabilidade”, avalia o engenheiro civil e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), José Eugênio Gizzi.

Segundo índice do International Institute for Management Development (IMD), divulgado em parceria com a Fundação Dom Cabral, a produtividade geral do trabalho no Brasil está entre as mais baixas do mundo, chegando a US$ 19,52 por pessoa empregada por hora, enquanto a média entre os países analisados é de US$ 40,54.

Debate

Para melhorar esse nível, é preciso traçar novas estratégias. Pensando nisso, nesta segunda-feira (19), Gizzi e Joel Krüger, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), promoveram reflexões no primeiro programa da Websérie Crea-PR - ““Uma NOVA Engenharia para um NOVO Brasil”, promovido em parceria com a Gazeta do Povo.

A partir da temática “Inovação e Tecnologia: desafios e oportunidades para uma nova engenharia”, os especialistas apresentaram algumas soluções para o problema da produtividade brasileira.

“Se o Brasil quer ser um país mais competitivo e exportar não só commodities, mas conhecimento e tecnologia, precisa criar uma pauta permanente, inserir os profissionais na mesa de discussão e motivar a construção de soluções para os problemas do país”, destaca Krüger. Assista abaixo ao vídeo.

  • Patrocinado por: CREA-PR: Nova Engenharia Novo Brasil
  • Produzido por: Gazeta do Povo Branded Content

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

conteúdo relacionado