Check-up feito regularmente, como o serviço ofertado pelo Hospital Marcelino Champagnat, ajuda na prevenção e identificação precoce de doenças crônicas | João Borges/Grupo Marista
Check-up feito regularmente, como o serviço ofertado pelo Hospital Marcelino Champagnat, ajuda na prevenção e identificação precoce de doenças crônicas| Foto: João Borges/Grupo Marista

Apesar de serem os problemas de saúde mais recorrentes na população brasileira, as neoplasias, distúrbios cerebrovasculares e cardiometabólicos são males, em sua maioria, silenciosos. Os sintomas costumam ser percebidos apenas quando já há um avanço considerável do problema, o que deixa o tratamento mais complexo e delicado, aumentando as chances de complicações, sequelas e até a morte. 

E a incidência só cresce no Brasil: de acordo com a última Pesquisa Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde, doenças crônicas como diabetes e hipertensão avançaram 61,8% e 14,2%, respectivamente, em uma década. No ano passado, segundo o levantamento Estimativa 2016: Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram registrados mais de 500 mil novos casos de câncer no país.

“Por serem silenciosas, essas doenças requerem muita atenção e preocupação. Quando os sintomas aparecem, o tratamento e a cura se tornam mais difíceis”, fala a gerente médica do Hospital Marcelino Champagnat (HMC), Anna Flávia Ribeiro dos Santos.

Um dos mecanismos mais eficazes para descobrir doenças precocemente e facilitar o tratamento é o check-up – conjunto de consultas médicas e exames feito rotineiramente. Indicado conforme o perfil de cada paciente, o serviço possibilita não só a descoberta prévia de doenças, como também permite que médico e paciente tracem estratégias para a adoção de novos e mais saudáveis hábitos de vida.

Foi o que aconteceu com o gerente de tecnologia Antonio Edson Pereira. Durante a bateria de exames e consultas de um check-up de rotina no HMC, aos 53 anos, ele descobriu um câncer de próstata. “Eu nunca senti nada, mesmo. Se não fossem os exames, eu não descobriria a doença tão cedo. Recebi todo o suporte do hospital. Conversei com o urologista e ele apresentou várias formas de tratamento existentes para o meu caso”, conta.

O gerente de tecnologia Antonio Edson Pereira descobriu um câncer na próstata por meio do check-up. Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Antonio, que realiza check-ups regularmente há mais de uma década, relata que os exames apontaram outros problemas, como colesterol alto e falta de vitamina D. “Você tem toda a informação sobre a sua saúde e sai com a orientação do que precisa fazer”, diz. No Hospital Marcelino, todos os exames e consultas são feitos em um só período para otimizar o tempo da pessoa e evitar várias idas a diferentes médicos. Especialistas de 14 áreas e dezenas de exames laboratoriais, de imagem e teste de esforço estão disponíveis e são indicados conforme análise prévia do paciente que leva em consideração idade, sexo, profissão, informações familiares, hábitos de vida e histórico de doenças.

Proximidade

A avaliação clínica do paciente e a proximidade com os médicos são partes fundamentais do processo. “A medicina foi se especializando muito e tem a tecnologia sempre à mão. Às vezes, o médico se baseia muito no resultado do exame e esquece de olhar o paciente como um todo. No nosso serviço, esta é uma das nossas preocupações”, salienta Anna Flávia. A cirurgiã lembra ainda que um movimento internacional chamado “escolha inteligente” alerta sobre a solicitação indiscriminada de exames que nem sempre são necessários e podem preocupar o paciente.

A orientação é de que as avaliações e exames sejam realizados anualmente ou de acordo com a orientação médica. “Uma vez identificado algum fator de risco, o tempo pode ser encurtado para seis meses. Em outros casos, o acompanhamento pode ser trimestral, no qual o paciente é submetido apenas aos exames específicos para o monitoramento”, explica a gerente médica do HMC, único hospital do Paraná com a acreditação de qualidade em saúde da Joint Commission International (JCI), conquistada por apenas 30 instituições médicas no Brasil.

Para garantir o conforto e os cuidados necessários, o check-up do Hospital Marcelino conta com estrutura e acomodações destinadas exclusivamente ao atendimento das pessoas que procuram o serviço. Os resultados compilados são encaminhados ao paciente com as orientações necessárias sobre exames complementares e consultas de retorno.

Prevenção

De acordo com o INCA, o binômio-chave para a prevenção de vários tipos de câncer é alimentação saudável combinada com a prática regular de exercícios físicos. Essa recomendação não fica restrita às neoplasias; é indicada para todas as doenças crônicas e para a manutenção do bem-estar geral. “A cada dia, mais estudos comprovam os milhares de benefícios do exercício físico, que acelera a circulação e o metabolismo e ´limpa´ as placas de gordura do organismo. Além disso, provoca a liberação de substâncias semelhantes às presentes em antidepressivos e ansiolíticos e reduz a ansiedade e o estresse”, esclarece Anna Flávia. Felizmente, a prática vem aumentando no país: ainda segundo a Pesquisa Vigitel, 37,7% dos brasileiros realizavam atividade física no tempo livre em 2016 – em 2009, o porcentual era de 30%.

Segundo a médica, a palavra que deve reger as pessoas na prevenção de doenças crônicas é o autocuidado. “O estresse e o excesso de atividades do dia a dia fazem com que as pessoas deixem isso de lado. Manter a saúde física e mental em equilíbrio é a principal atitude que devemos ter para uma vida saudável”, salienta Anna.