Corrida é considerada uma das mais difíceis do Brasil por causa da altimetria desafiadora | Henry MilléoGazeta do Povo
Corrida é considerada uma das mais difíceis do Brasil por causa da altimetria desafiadora| Foto: Henry MilléoGazeta do Povo


Com data marcada para 19 de novembro, a Maratona de Curitiba de 2017 pretende reunir atletas de 26 estados do Brasil, da Argentina, Bahrein, Estados Unidos e Paraguai. Até o momento são mais de 6 mil inscritos numa corrida considerada uma das mais difíceis do Brasil, pela sua altimetria desafiadora. 

A largada será às 7 horas, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, e as provas serão de 5, 10 e 42 quilômetros individual e revezamento em dupla. Nomeada de #NossaMaratona, a corrida pretende valorizar artistas locais e aspectos culturais e históricos dos mais de 20 bairros da capital paranaense diretamente envolvidos na prova. “Uma corrida da cidade, em que as pessoas se sintam orgulhosas e participem dela de diversas maneiras: correndo, apoiando, incentivando e valorizado os bairros de Curitiba” destaca Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita. 

Pela primeira vez a prova será organizada pela Global Vita Sports and Entertainment, em parceria com a Associação Pro Correr. A Maratona de Curitiba conta, ainda, com a Direção Técnica de Tadeu Natálio, responsável pela organização de oito edições da Meia Maratona das Cataratas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste endereço . Os valores vão de R$99,90 a R$179,00. 

Sobre a Maratona de Curitiba 

A primeira Maratona disputada em Curitiba aconteceu em 1995, numa promoção da Prefeitura de Curitiba com o Clube Santa Mônica. A prova de 42 km tinha largada no Centro da cidade e passava por bairros, por Pinhais, incluindo trechos de terra e da Estrada da Graciosa e chegada no Santa Mônica. 

Em 1997 acontecia a primeira Maratona Ecológica de Curitiba – que passava por tradicionais parques da cidade e terminava em frente à Opera de Arame, ponto turístico entre os mais visitados da capital paranaense – considerada a oficial. Apesar de levar o nome da cidade, sua largada foi dentro do Autódromo Internacional, em Pinhais, onde 772 participantes percorreram o trajeto que passava pelo Estádio do Pinheirão, Parque Barigui, Jardim Botânico, Parque São Lourenço e chegada na Pedreira Paulo Leminski. Reginaldo Recofka da Silva, na época com 25 anos, foi o primeiro vencedor da Maratona de Curitiba. 

 Vinte anos depois, a Maratona de Curitiba ainda é considerada uma das mais desafiadoras do Brasil. Já no fim do calendário e com um percurso de constante sobe e desce, dificilmente permite quebra de recorde ou baixa de melhores marcas pessoais. 

Serviço 

Maratona de Curitiba 2017 

Quando: Domingo, 19 de novembro de 2017 

Hora: 7 horas (horário de Brasília) 

Onde: largada na Praça Nossa Senhora de Salette, Centro Cívico, Curitiba 

Organização: Global Vita Sports and Entertainment 

Inscrições e informações: https://www.ticketagora.com.br/e/Maratona-De-Curitiba--2017-4817